CTB se junta a reunião de preparação para a Cúpula Social do G20 no Rio de Janeiro

No dia 20 de agosto, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença no encontro preparatório da cúpula social do G20, realizado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de diversas organizações sociais e contou com a participação destacada da CTB, representada pelo secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, Eduardo Silva; pela vice-presidente da CTB-RJ, Maria José; pelo secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB, João Pedro; e pelo secretário adjunto de Relações Internacionais, Luís Carlos.

O encontro teve como temas centrais o combate à fome e à pobreza, as mudanças climáticas e a reforma da governança global. O objetivo do evento foi fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e os líderes das 20 maiores economias do mundo, preparando o terreno para discussões mais amplas que ocorrerão na cúpula do G20.

A coordenação do evento foi conduzida pela Secretaria Geral da Presidência da República. Paulo Henrique, secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro e coordenador do G20 Rio, destacou o engajamento inédito do Brasil, e especialmente do Rio de Janeiro, nas atividades do G20. Paulo Henrique ressaltou a importância de promover uma ampla participação da sociedade civil e de garantir que as decisões tomadas no G20 se traduzam em políticas públicas concretas para os países-membros.

Durante o encontro, foram discutidas as prioridades da presidência brasileira do G20, que incluem os temas centrais do combate à fome, às mudanças climáticas e a necessidade de reformas na governança global. Além desses pontos, foram apresentadas demandas específicas das organizações sociais presentes.

Eduardo Silva, secretário adjunto de Políticas Sociais da CTB, enfatizou a importância do papel dos movimentos sociais brasileiros no debate internacional. Silva declarou: “O encontro preparou pautas dos movimentos sociais brasileiros, em sintonia com o Governo do presidente Lula, para que os movimentos sociais contribuam no debate, para que o governo fale no G20 dos 20 maiores países do mundo, medidas para combater a fome, para fazer com que os países ricos assumam a responsabilidade das grandes diferenças entre ricos e pobres, principalmente na questão da taxação das grandes fortunas. E um grande debate da atualidade, as mudanças climáticas. Nós achamos que é possível convivermos com a natureza de forma plena e harmônica, não dá para liberar as empresas, o grande latifúndio, os pecuaristas e devastar a floresta, devastar o meio ambiente em nome do lucro, em nome da produção, sem a racionalidade”, disse.

O encontro reuniu quase 1000 representantes de organizações populares, movimentos sociais e centrais sindicais, como a CTB, que buscam influenciar a agenda global com suas propostas e reivindicações. A participação ativa da CTB e de outras organizações no encontro demonstra um esforço conjunto para que as preocupações e as demandas dos trabalhadores e das comunidades sejam ouvidas e consideradas na cúpula do G20.

Artigo Anterior

Lula lança campanha oficial com apoio de Boulos no fim de semana

Próximo Artigo

País espera alcançar estabilidade demográfica em 2041

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!