A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio Grande do Norte (CTB-RN) realizou no último dia 26 de abril seu 5º Congresso Estadual. O evento aconteceu no auditório do Sindipetro-RN, em Natal, reunindo sindicalistas, representantes de movimentos sociais e autoridades políticas para debater os rumos da luta sindical no estado.

As atividades tiveram início às 9h com um ato político de abertura que contou com saudações de centrais sindicais aliadas, além da presença da representante do Governo do Estado, Julia Arruda. Também participaram a Secretaria de Mulheres da CTB, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a Federação Sindical Mundial (FSM), a FETARN (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do RN) e o Superintendente Regional do Trabalho.

Na parte da manhã, após a aprovação do Regimento Interno, os participantes discutiram o documento base do congresso, que norteia as ações e diretrizes políticas da entidade. Após o intervalo para o almoço, foram apresentados o balanço da gestão anterior e o plano de lutas da CTB-RN, seguidos por um amplo debate entre os delegados presentes.

O congresso também deliberou sobre mudanças estatutárias da organização e elegeu os delegados que representarão o Rio Grande do Norte no 6º Congresso Nacional da CTB. Na sequência, foi eleita a nova Direção Estadual e o Conselho Fiscal.

Alexander de Brito foi reconduzido à presidência da CTB-RN. “Nosso congresso foi um momento fundamental de organização e reafirmação da luta da classe trabalhadora potiguar. Saímos fortalecidos para os desafios que estão por vir”, afirmou o dirigente.

O 5º Congresso Estadual da CTB-RN consolidou-se como um espaço de unidade e fortalecimento da central no estado, reafirmando seu compromisso com a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras e a construção de um projeto de desenvolvimento com justiça social.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025