CTB realiza primeira reunião da nova Diretoria Nacional após o 6º Congresso

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou, no dia 27 de agosto de 2025, a primeira reunião da nova Diretoria Nacional eleita no 6º Congresso Nacional da entidade, realizado em Salvador no início do mês.

O encontro foi aberto pelo secretário adjunto de Relações Internacionais, Nivaldo Santana, que apresentou uma análise de conjuntura nacional e internacional, situando os desafios da classe trabalhadora diante da atual conjuntura econômica e política.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou o êxito do 6º Congresso. Segundo Adilson, “O Congresso Nacional foi muito bem-sucedido, com a participação de quase 900 delegados e delegadas, apesar de todas as adversidades. Foi um congresso efusivo, com intensos debates”.

A direção também debateu a participação da Central na Conferência Nacional do Trabalho. A CTB está empenhada no êxito das Conferências Estaduais, que começam a ser realizadas a partir de setembro, reforçando o protagonismo sindical na construção das propostas que serão debatidas nacionalmente.

Mobilização e atos nacionais

Foi apresentado um informe sobre o ato do 7 de Setembro, no qual Adilson convocou toda a base da Central a se empenhar na organização e mobilização das manifestações em defesa da soberania e dos direitos da classe trabalhadora.

O dirigente Rogério Nunes trouxe ainda informes sobre o Plebiscito Popular e sobre os preparativos para a COP 30 e a Cúpula dos Povos, processos em que a CTB terá forte presença e mobilização.

Resolução sobre o Maranhão

Outro ponto aprovado foi a resolução referente à representação da CTB no Maranhão. Conforme deliberação do 6º Congresso Nacional, a CTB Nacional irá convocar um novo congresso estadual.

Até lá, a representação da Central no estado será exercida pelos dirigentes nacionais residentes no Maranhão: Raimundo Nonato Costa Oliveira, Izabel Cristina Alves Lins, Silvania Ferreira Pereira e Carlos Eduardo da Silva Palhares.

Planejamento Estratégico 2026

A reunião marcou também a instalação do processo de planejamento estratégico da CTB para 2026. O cronograma prevê que as secretarias elaborem seus projetos até 31 de outubro de 2025, que serão sistematizados e debatidos coletivamente, com aprovação prevista para a reunião da Diretoria Nacional em dezembro, durante o aniversário de 18 anos da CTB.

O secretário-geral, Ronaldo Leite, enfatizou a importância desse processo: “O planejamento estratégico é fundamental para orientar nossas ações em 2026, alinhando as iniciativas das secretarias com os desafios e objetivos da Central. É um exercício coletivo que fortalece a nossa unidade e a capacidade de ação da CTB.”

 

Artigo Anterior

Plebiscito Popular vai coletar votos até 30 de setembro

Próximo Artigo

Plebiscito Popular vai coletar votos até 30 de setembro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!