Realizada pelo Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), começou nesta quinta (3) a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do Estado da Bahia (5ª CESTT-BA). Com o tema “Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador como Direito Humano”, o evento vai até o sábado (5), no Hotel Fiesta, em Salvador.

A CTB Bahia marca presença e leva as ideias classistas para os debates. “Estamos vendo ameaças aos direitos trabalhistas, muita precarização das relações de trabalho e crescente adoecimento físico e mental da classe trabalhadora. Por isso, o movimento sindical participa desses debates com suas propostas para garantir políticas que garantam ambientes de trabalho saudável”, diz Cherry Almeida, dirigente comerciária e secretária de Saúde da Central.

O dirigente metalúrgico e do Núcleo de Saúde da CTB Bahia, Francisco Silva, lembra que a conferência é preparatória para a 5ª Conferência Nacional. “Aqui, vamos avaliar as condições atuais de saúde e trabalho na Bahia, além de elaborar propostas para a consolidação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora  e fortalecer o SUS como garantidor desse direito”, explica.

Reforçam o time da CTB Bahia Carine Dias (SintraSuper) e Antônio Lago (Sinposba), além de dirigentes de diversos sindicatos classistas. Parlamentares, também, estiveram na mesa de abertura, como a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

TEMAS E DELEGAÇÃO BAIANA

Os três eixos da conferência são: “Política Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador”, “As Novas Relações de Trabalho e a Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador” e “Participação Popular na Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores para o Controle Social”.

Além de propostas de políticas públicas, serão eleitos delegadas e delegados para a etapa nacional, tendo como público-alvo gestores, prestadores de serviços de saúde, profissionais da saúde e usuários dos serviços de saúde pública. Estima-se que 760 pessoas delegadas dos 417 municípios participarão da conferência.

Das 108 propostas que serão apreciadas nos grupos de trabalho, serão eleitas 12 proposições prioritárias, três por cada eixo temático. Elas serão levadas a 5ª Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília entre 18 e 21 de agosto, junto com 76 delegadas e delegados eleitos que representarão a Bahia.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/07/2025