Com o tema “Reestruturação e fortalecimento da atuação sindical”, a FETAEP realizou seu 4° Congresso Estadual Temático. O evento contou com a presença do presidente da CTB-PR, Alexandre Húngaro, a secretária de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento da CTB, Sandra Paula Bonetti, o presidente da CONTAG, Aristides Santos e representantes dos governos estadual e federal.
“A FETAEP está completando 60 anos e está com uma diretoria nova, que tem feito um trabalho muito sério e importante na base para reforçar a participação das entidades sindicais e isso tem dado resultado, tanto quanto ao número de entidades filiados, tanto para representatividade e ações direcionadas aos agricultores paranaenses. Para se ter uma ideia, a diretoria se dividiu em quatro equipes, e fez um esforço concentrado no primeiro semestre, conseguindo visitar 120 entidades, sindicatos rurais, então eles estão com uma vitalidade no sentido orgânico muito grande. E esse congresso temático veio para coroar esse esforço”, disse Alexandre Húngaro.
O Congresso contou com uma análise de conjuntura econômica, política e sindical do atual cenário brasileiro e paranaense. Os/as participantes também foram distribuídos em quatro grupos de trabalho temático que, simultaneamente, leram novamente o documento base do Congresso. A Diretoria e a assessoria da Federação coordenaram e apoiaram os grupos, que trataram dos seguintes temas do documento base: sindicalismo, organização sindical, política agrícola, agrária, meio ambiente, formação, políticas sociais e participação das mulheres e jovens no movimento sindical, entre outros.
Sandra Paula Bonetti afirmou que “é importante estarmos olhando para nossa prática sindical, a representação e representatividade e pensando sobre o que vai nos orientar por próximos anos”.
Ao final, após esclarecimentos e orientações da diretoria, foi aprovado por unanimidade o texto do documento base que norteará os rumos dos próximos quatro anos do MSTTR paranaense.
Com informações: CONTAG.