CTB participa de reunião no Ministério das Mulheres sobre igualdade salarial e 5ª Conferência Nacional

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente, nos dias 20 e 21 de maio, em uma importante reunião no Ministério das Mulheres, em Brasília. Representada por Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, a entidade integrou o encontro que reuniu secretárias sindicais nacionais das sete centrais sindicais brasileiras.

A reunião teve como principais pautas a Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres e a organização da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, também na capital federal.

“No primeiro dia, discutimos a questão da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e, até o segundo semestre, vamos iniciar uma avaliação do quadro, que ainda não melhorou a nossa situação no mercado de trabalho. Precisamos tirar algumas atividades concretas para implementar”, afirmou Celina Arêas.

O encontro contou com a presença da secretária de Cuidados e Igualdade do ministério, Rosane Silva, e também com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que saudou as representantes das centrais. “Nós nos apresentamos à ministra e tivemos um momento de diálogo muito importante com ela. Foi um encontro produtivo e simbólico”, acrescentou Celina.

Já no segundo dia de reunião, o foco esteve na preparação da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. “Discutimos a conferência durante toda a manhã, as dúvidas que ainda temos, o que precisa ser feito, já que o material da tese base ainda não foi divulgado. Mas foi uma boa reunião e tiramos como uma das principais tarefas essa mobilização para garantir a realização da conferência com ampla participação das mulheres”, destacou a dirigente da CTB.

Segundo ela, a presença das trabalhadoras será fundamental. “Nós, trabalhadoras, precisamos fazer um esforço para estar presentes nessa conferência, que será nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, em Brasília. É uma conferência muito importante, que representa mais igualdade, mais democracia”, concluiu Celina Arêas.

A CTB reforça seu compromisso com a luta pela equidade de gênero e seguirá atuando ativamente para que políticas públicas avancem na garantia de direitos e oportunidades iguais para todas as trabalhadoras brasileiras.

Artigo Anterior

Moraes segue Mendonça para derrubar lei que proibia cortar água por atraso de até 60 dias no TO

Próximo Artigo

Cármen Lúcia denuncia caso de racismo vivido por ministra do TSE

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!