A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente no Congresso Nacional em ato que marcou a denúncia feita pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) contra a Meta, controladora do Facebook e Instagram. A plataforma derrubou a conta do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) após publicação em homenagem a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado um dos maiores artistas brasileiros.

Para o dirigente do CNAB e vice-presidente da CTB, Ubiraci Dantas, a decisão da empresa configura censura. “Essa agressão não ficará impune. Vamos até às últimas consequências para garantir o nosso inalienável direito de expressar e enaltecer os artistas brasileiros”, afirmou.

Dantas ressaltou ainda o apoio ao parlamentar: “Em nome do CNAB, agradeci e parabenizei o deputado Orlando Silva pela iniciativa. É uma luta fundamental contra a censura e em defesa da valorização de nossa cultura e de nossas raízes”.

Negociações em defesa da categoria

A participação da CTB também se estendeu a outro tema relevante para os trabalhadores. Segundo Ubiraci Dantas, a central está negociando com os movimentadores de mercadorias um acordo em torno do Projeto de Lei nº 3.361/2012, de autoria do deputado federal Léo Prates (PDT-BA).

“Estamos trabalhando para que todos os trabalhadores saiam vitoriosos desse processo. A CTB participa ativamente das discussões para assegurar conquistas e melhorar as condições de trabalho da categoria”, concluiu o dirigente.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/09/2025