CTB participa de debate da FETAEP sobre o futuro da agricultura familiar

A Fetaep sediou nesta sexta-feira (24), um importante debate sobre o futuro da agricultura familiar e o fortalecimento das instituições de representação dos trabalhadores, incluindo sindicatos, federações e a CONTAG. O evento que vai até sábado (25), contou com a presença de lideranças sindicais de vários estados brasileiros, como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Roraima e Sergipe, todas ligadas à Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). A CTB esteve representada pelo presidente Adilson Araújo, o secretário de Finanças, Sérgio de Miranda, a secretária de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento, Sandra Paula Bonetti e a secretária de Política Agticola e Agrária, Vânia Marques Pinto.

O debate teve como principais objetivos:

Análise do Futuro da Agricultura Familiar: Discutir os desafios e oportunidades enfrentados pela agricultura familiar, considerando aspectos nacionais e internacionais, questões climáticas e políticas.

Fortalecimento Sindical: Fortalecer as entidades representativas dos trabalhadores rurais, como sindicatos e federações, para melhorar a produção de alimentos e a qualidade de vida dos agricultores.

Preparação para o 14º Congresso da CONTAG: Preparar a delegação que participará do Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que ocorrerá em abril de 2025, em Brasília.

Participação da CTB

Sérgio de Miranda destacou a importância do debate para o fortalecimento das entidades sindicais e a busca por novas políticas públicas que valorizem os agricultores e agricultoras. Miranda enfatizou que o objetivo é garantir que os produtores rurais se sintam valorizados em sua atividade, que é fundamental para a produção de alimentos.

Contexto da Agricultura Familiar

A agricultura familiar é um setor crucial na produção de alimentos em muitos países, incluindo o Brasil. No entanto, enfrenta desafios como a competição com o agronegócio, mudanças climáticas e a necessidade de políticas públicas eficazes para seu desenvolvimento sustentável. A organização sindical e a participação em congressos como o da CONTAG são essenciais para promover os interesses dos agricultores familiares e garantir seu fortalecimento no cenário nacional e internacional.

Artigo Anterior

Certidão de óbito de Rubens Paiva agora admite assassinato pela ditadura

Próximo Artigo

Coletivo judaico condena Conib por silenciar diante de gesto nazista de Musk

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!