A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença no Ato Público “Por um Futuro Sustentável no Trabalho e no Clima”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 15 de abril de 2025, em Brasília. A atividade fez parte da Campanha Abril Verde e contou com a assinatura de um compromisso institucional para a promoção de um meio ambiente do trabalho digno, seguro, saudável e sustentável.

A atividade foi realizada na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho e reuniu representantes de diversas instituições públicas, centrais sindicais, movimentos sociais e entidades da sociedade civil. O evento também marcou o lançamento da atualização do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab).

A CTB foi representada pelo seu Secretário-Geral, Ronaldo Leite. Para ele, a crise climática impacta de forma desigual as camadas sociais. “As mudanças climáticas atingem as classes sociais de forma distinta, sendo os trabalhadores, especialmente os mais vulneráveis, os que enfrentam de maneira mais intensa os efeitos dessa crise ambiental. A CTB reafirma seu compromisso com a mitigação das mudanças climáticas e compreende que os trabalhadores devem seguir lutando para garantir cláusulas específicas em acordos e convenções coletivas sobre o tema, além de pressionar os governos, em todas as esferas, a adotar políticas públicas eficazes”, afirmou.

O Ato Público enfatizou que as mudanças climáticas ampliam desigualdades, agravam os riscos no trabalho e exigem respostas urgentes. Foram assumidos compromissos com o fortalecimento de políticas de adaptação e prevenção, promoção de uma transição ecológica justa, aprimoramento de normas regulatórias e a intensificação da fiscalização e do diálogo socioambiental interinstitucional.

A CTB avalia como fundamental a participação ativa da classe trabalhadora nesses debates e iniciativas, reafirmando a defesa da justiça social e da sustentabilidade como pilares indissociáveis na construção de um futuro mais digno para todas e todos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/04/2025