Encerrada nesta quarta-feira, 24 de julho de 2025, em Caracas, na Venezuela, a IX Reunião da Coordenação Continental da ALBA Movimentos Sociais marcou mais um passo na construção da unidade popular latino-americana. A principal deliberação do encontro foi a convocação da IV Assembleia Continental da ALBA Movimentos, que ocorrerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de maio de 2026, em Havana, Cuba.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou ativamente da reunião, reafirmando seu compromisso com a luta anti-imperialista, a solidariedade internacional e a integração dos movimentos sociais e sindicais da América Latina e do Caribe.

Durante o encontro, foi lançado um documento atualizado com propostas políticas e estratégicas da ALBA Movimentos, que será debatido pelas organizações populares do continente como preparação para a IV Assembleia Continental.

A reunião contou com a presença de delegações de 22 países do continente americano — incluindo América do Norte, América Central, América do Sul, Caribe e Antilhas. As organizações presentes reiteraram seu apoio à resistência dos povos de Cuba, Haiti e Palestina, bem como ao processo revolucionário bolivariano em curso na Venezuela.

Representando a CTB, Carlos Rogério Nunes, secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, reforçou o compromisso da Central com a integração continental e a solidariedade com Cuba:

“A CTB nacional reafirma, ao encerrar a nona reunião da coordenação continental da ALBA Movimentos, a sua busca pela unidade dos movimentos sociais latino-americanos, juntamente com o movimento sindical, para construir uma unidade na nossa luta do continente latino-americano para a resistência contra o imperialismo norte-americano. E nisso, essa reunião também convoca, e a CTB reafirma, a campanha pela retirada de Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo e pelo fim do bloqueio genocida contra Cuba socialista. A CTB nacional irá deflagrar, junto com a ALBA Movimentos, essa campanha de solidariedade a Cuba.”

A presença da CTB na IX Reunião da ALBA Movimentos reforça a construção de um projeto comum de transformação social e soberania para os povos do continente. A IV Assembleia, marcada para 2026, será um marco nesse processo de articulação e resistência frente à ofensiva imperialista.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/07/2025