Desde o último sábado (10), o Conselho Nacional da Juventude está reunido no Rio de Janeiro para realizar seu ciclo formativo e a 61º Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude. O Conjuve participará da Cúpula do Youth 20, grupo de engajamento do G20 que começa nesta segunda-feira (12), dia internacional da juventude. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), é representada no CONJUVE pelo Secretário Nacional de Juventude, Rodrigo Callais, que tomou posse em julho.

“Esse é um espaço que as juventudes se encontram na sua diversidade, através desse Conselho Nacional poderemos intervir diretamente em Políticas públicas para a juventude municipal, estadual e federal”, disse Rodrigo Callais.

Algumas das prioridades da nova gestão do CONJUVE é aprovar o Plano Nacional de Juventude, realizar a caravana da juventude em 2025, em comemoração aos 20 anos do CONJUVE, trabalhar para a aprovação do Fundo Nacional da Juventude e pela reestruturação do observatório da juventude, entre tantas outras lutas para os jovens.

Comissões temáticas do Conselho Nacional da Juventude

O conselho tem 07 comissões que tratam de temas de interesse do CONJUVE? São elas: Comissão de Políticas e Programas; Comissão de Articulação e Diálogo; Comissão de Parlamento; Comissão de Relações Internacionais; Comissão de Educação e Comissão de Inclusão Produtiva e Emprego.

Suas presidências e vice-presidências fazem parte da mesa diretora ampliada e ajudam a conduzir as tarefas do Conselho. Nesse último final de semana os (as) conselheiros (as) estiveram imersos no Ciclo Formativo do Conselhos Nacional da Juventude.

A CTB também preside a comissão de Inclusão Produtiva que visa Políticas públicas de inserção e qualificação dos jovens no mercado de trabalho.

O que é o CONJUVE?

O Conjuve é composto por 60 conselheiros e conselheiras, sendo 20 do poder público e 40 da sociedade civil.

Poder público: Inclui a Secretaria Nacional da Juventude e outros ministérios com programas voltados para as juventudes; a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestore Estaduis de Juventude; e as associações de prefeitos/as

Sociedade civil: inclui representantes de movimentos juvenis, ongs, especialistas e figuras públicas conhecidades por seu trabalho com as juventudes.

 

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 12/08/2024