Nesta quarta-feira (13), a CTB Nacional marcou presença no lançamento da IV Assembleia Continental da ALBA Movimentos Sociais. O evento ganha relevância especial por dois motivos: primeiro, porque a data coincide com o nascimento do líder da Revolução Cubana, Comandante Fidel Castro, que completaria 99 anos; segundo, porque representa o primeiro passo rumo à realização da quarta Assembleia Continental da ALBA, que ocorrerá de 6 a 9 de maio de 2026, em Havana, Cuba.

Inspirados por José Martí e pela força poética da canção “Asa de Colibri”, de Silvio Rodríguez — lançada em 1995, no centenário da morte de Martí —, os movimentos sociais e populares de todo o continente se preparam para reafirmar a unidade, a soberania e a esperança de nossos povos. O ano de 2026 também marca outro centenário histórico: o nascimento de Fidel Castro, figura central da Revolução Cubana.

Segundo Carlos Rogério Nunes, secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, “essa convocatória será o primeiro passo para a IV Assembleia Continental da ALBA, que será realizada na cidade de Havana no próximo mês de maio de 2026”.

A escolha de Cuba como sede do encontro reforça o reconhecimento da dignidade e resistência da Revolução Cubana diante dos desafios impostos pelo imperialismo.

De Martí a Fidel, seguimos caminhando. De 6 a 9 de maio de 2026, nos vemos em Havana.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/08/2025