A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), segunda mais representativa do Brasil, marcou a realização de seu 6º Congresso Nacional para os dias 6 a 9 de agosto, em Salvador (BA). Sob a bandeira “Unidade e luta para transformar o Brasil”, a atividade terá como foco o desenvolvimento com democracia, soberania e trabalho digno.
Segundo informou a entidade, a partir deste momento, tem início a fase de preparação e mobilização congressual por parte das federações e sindicatos filiados, que também podem começar a organizar as delegações que participarão da etapa final.
A programação inclui atividades nacionais e internacionais. O primeiro dia, 6 de agosto, será reservado para a chegada das delegações estrangeiras, credenciamento, reuniões bilaterais e para o Conselho Político.
No dia 7, o Congresso contará com um seminário internacional durante o dia todo, seguido pela abertura oficial à noite. A cerimônia incluirá a apresentação da Mesa Diretora, leitura e aprovação do regimento interno, ato político e uma Agenda Cultural.
Os debates dominarão o dia 8, com o credenciamento encerrando suas atividades. Já no dia 9, as delegações nacionais continuarão os debates sobre o plano de lutas da entidade, moções, alterações no estatuto, e, por fim, a eleição da nova direção nacional da CTB.
A CTB tem hoje mais de 1,4 mil entidades filiadas e quase 1,7 milhão de trabalhadores sindicalizados. Desses sindicalizados, 55,15% são trabalhadores rurais. Destacam-se também os profissionais da educação, os servidores públicos e os comerciários.
O 6º Congresso Nacional da CTB acontecerá no Senai Cimatec, na Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador.