Nos dias 17 e 18 de Julho foi realizado os Encontro dos Coletivos da CNTE em Recife/PE, contando com a presença da Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais da CTB Nacional, Arielma Galvão, que é também diretora do Departamento de Educação da APLB Sindicato/BA.

No primeiro dia foi realizado o debate “Panorama Educacional – Perspectivas Sindicais, Internacional e Governamental”, com as participações de Gabriela Bonilla, diretora regional da Internacional da Educação para a América Latina (Ieal) e Luiz Cláudio Costa, ministro interino da Educação em 2015 e presidente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep entre 2012 e 2014.

Através de vídeo da senadora Teresa Leitão, foi abordado a importância da educação como instrumento fundamental para o desenvolvimento do país e destacou o andamento do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que segue sendo discutido no Congresso Nacional, e a CTB, bem como a APLB Sindicato, seguem atentas a esse processo no sentido de garantir o debate representativo feito nas Conferências de Educação realizadas no Governo Lula, com o fortalecimento da participação popular, movimento sindical e sociais.

Fez parte da programação os temas mercantilização da educação pública, as novas formas de controle da produção do conhecimento e Inteligência Artificial. Também, o Encontro homenageou os vencedores do Concurso Juventude que Muda a Educação Pública, promovido pela CNTE.

No segundo dia, 18/07, os Coletivos da CNTE se reuniram. Participando do Coletivo DESPE – Departamento de Especialistas em Educação, Arielma Galvão debateu sobre a identidade do Pedagogo/a, sobretudo a Coordenação Pedagógica e os principais desafios do suporte direto à docência. Além disso, ressaltou a importância do Encontro, falou sobre a greve de Salvador que durou 74 dias, fortalecendo o debate sobre resistência e sobre o necessário combate à criminalização do movimento sindical em prol da defesa dos direitos da classe trabalhadora.

No coletivo DESPE houve um debate fundamental, conforme explicou Cida Reis, coordenadora do Despe/CNTE, sobre entender as especificidades dos especialistas, coordenadores e pedagogos, além da sua tarefa transformadora no espaço da escola. Além disso, foi garantido o debate sobre a valorização da carreira e piso, pautas fundamentais para o conjunto dos trabalhadores/as em educação do Brasil.

O Encontro teve várias bandeiras e palavras de ordem, dentre elas “Brasil Soberano” e “Não à regulamentação do Conselho Federal de Pedagogia”.

 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/07/2025