Na última terça-feira, dia 16 de julho, marcou o início de um marco histórico para a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) com o lançamento do projeto CTB Idiomas. O programa visa democratizar o acesso ao aprendizado de idiomas entre dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados, representando um passo significativo na formação de lideranças bilíngues.

A primeira semana foi marcada pelo entusiasmo das duas primeiras turmas de inglês, compreendendo um total de sete grupos. As aulas estão programadas de segunda a sexta-feira, proporcionando uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos linguísticos essenciais para o diálogo internacional.

Visão internacionalista da CTB

Adilson Araújo, presidente da CTB, ressaltou a importância do projeto. “Essa iniciativa está alinhada a um conjunto de medidas voltadas para estreitar laços de solidariedade e, ao mesmo tempo, celebrar intercâmbios com o sindicalismo classista de todo o mundo. A CTB é filiada à federação sindical mundial e será muito importante para nossa militância ter a possibilidade de interagir e trocar experiências, celebrar acordos, além de conhecer o funcionamento do sindicalismo em várias partes do mundo, especialmente nos países que compõem o bloco do BRICS. O CTB Idiomas é um convite para que possamos formar dirigentes bilíngues, conhecedores de um segundo idioma. Inauguramos com inglês, mas seguimos ambiciosos em também oferecer os cursos de espanhol e mandarim. Isso certamente ajudará a reposicionar a CTB frente ao internacionalismo proletário e a fortalecer a interlocução com a classe trabalhadora que se organiza em todo o mundo, mas que também é vítima da exploração do capital e da precarização do desemprego. Portanto, ao estabelecer essa possibilidade de termos uma militância mais sintonizada, faz com que a CTB Idiomas seja algo que mereça ser celebrado”, disse Adilson Araújo, presidente da CTB.

O CTB Idiomas visa não apenas aprimorar as habilidades linguísticas dos seus membros, mas também fortalecer as conexões com sindicatos de outros países. Através deste projeto, a CTB busca facilitar intercâmbios e parcerias internacionais, promovendo um ambiente mais colaborativo e enriquecedor para o movimento sindical global.

Veja as vagas remanescentes nas turmas disponíveis e confirme a sua participação através do e-mail [email protected]!

Distribuição de grupos e horários

-Grupo Citrino: Segunda-feira, 18:00 – 20:00
-Grupo Ametista: Segunda-feira, 20:00 – 22:00
-Grupo Quartzo: Terça-feira, 20:00 – 22:00
-Grupo Topázio: Quarta-feira, 20:00 – 22:00
-Grupo Safira: Quinta-feira, 20:00 – 22:00
-Grupo Rubi: Sexta-feira, 18:00 – 20:00
-Grupo Turmalina: Sexta-feira, 20:00 – 22:00

Estrutura das aulas no primeiro semestre

– Duração do Curso para cada grupo: 24 semanas (aproximadamente 6 meses)
– Aulas Semanais: 1 aula por semana por turma
– Duração de Cada Aula: 2 horas
– Total de Aulas por Grupo: 48 aulas

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 19/07/2024