CTB e FSM fortalecem laços internacionais em missão na China e Vietnã

De 25 de fevereiro a 07 de março de 2025, Divanilton Pereira, membro da direção nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Secretário Geral Adjunto da Federação Sindical Mundial (FSM), participou de uma agenda internacional na República Popular da China e na República Socialista do Vietnã. A missão teve como objetivo o fortalecimento das relações sindicais e ideológicas entre as organizações irmãs e discussão dos desafios globais do sindicalismo classista.

Encontro na China com a ACFTU

A delegação da FSM visitou a China de 25 de fevereiro a 1º de março, a convite da Federação Sindical de Toda a China (ACFTU). Durante a visita, os dirigentes sindicais participaram de seminários, encontros e cursos de formação, nos quais reafirmaram os laços históricos e ideológicos entre as duas entidades.

O presidente da ACFTU, juntamente com o primeiro secretário e o vice-presidente da organização, destacaram a importância da cooperação sindical internacional e os desafios impostos pelo atual quadro geopolítico e pelas inovações tecnológicas, como a inteligência artificial. Pambis Kyritsis, Secretário Geral da FSM, enfatizou que a missão da entidade é defender o socialismo como alternativa ao capitalismo esgotado, promovendo um sindicalismo classista e combativo.

Conselho Presidencial da FSM no Vietnã

Nos dias 04 e 05 de março, em Hanói, Vietnã, ocorreu a reunião anual do Conselho Presidencial da FSM. O evento reuniu 67 representantes sindicais de 35 países e foi sediado pela Confederação Geral dos Trabalhadores do Vietnã (CGTV). O presidente da CGTV, Nguyên Dinh Khang, ressaltou a histórica parceria entre o sindicalismo classista vietnamita e a FSM, relembrando a luta de Ho Chi Minh pela independência nacional e pelos direitos dos trabalhadores.

O conselho fez um balanço das atividades de 2024 e aprovou o plano de ação para 2025, ano em que a FSM celebra 80 anos. A programação inclui encontros, seminários, publicações e um ato mundial comemorativo em Paris, no dia 03 de outubro, local onde foi fundada a entidade.

Declarações e resoluções aprovadas

Durante a reunião, os dirigentes reforçaram a necessidade de combater o sindicalismo conciliatório e fortalecer a formação ideológica dos trabalhadores. “Num quadro de regressão de direitos, devemos intensificar a nossa disputa contra o sindicalismo conciliatório, pois este desarma a luta e a perspectiva da classe trabalhadora”, afirmou Divanilton Pereira.

O Conselho Presidencial da FSM aprovou importantes resoluções de solidariedade, incluindo:

  • Resolução de Solidariedade com o Povo Palestino;
  • Resolução de Solidariedade com o Povo de Cuba;
  • Resolução de Solidariedade com as vítimas de sanções e guerras econômicas.

No caso de Cuba, a FSM repudiou o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e a inclusão do país na lista de nações que supostamente patrocinam o terrorismo. “Solidariedade com Cuba! Acabem com o Bloqueio Agora!” destacou a resolução do Conselho Presidencial.

A programação incluiu ainda uma visita ao Museu Militar do Vietnã, onde os participantes puderam relembrar a luta do povo vietnamita por sua independência, reforçando o compromisso histórico da FSM com as causas da classe trabalhadora em escala global.

 

Artigo Anterior

Ações dos EUA desabam em Wall Street

Próximo Artigo

BC veta uso do Pix para pessoas e empresas com irregularidades na Receita

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!