CTB e ALBA Movimentos Sociais debatem participação da sociedade civil no BRICS

Na última sexta-feira (10), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada pelo Secretário Adjunto de Políticas Sociais, Carlos Rogério Nunes , participou de uma reunião da ALBA Movimentos Sociais – Capítulo Brasil . O principal tema discutido foi a participação da ALBA no Conselho Civil do BRICS , conhecido como BRICS Civil . Essa articulação visa reunir amplas organizações sociais dos países membros do BRICS, que incluem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com o objetivo de garantir que as vozes das sociedades civis sejam ouvidas na formação da agenda do BRICS.

Carlos Rogério Nunes destacou a importância de uma estrutura que permite a participação popular nas discussões. “Todos os países que acompanham os BRICS têm uma articulação da sociedade civil, mas tivemos um debate na ALBA e a ideia é fazer um conselho civil de cada tema mais popular… teremos uma nova reunião com representantes da sociedade civil da Rússia ainda no mês de janeiro de 2025 – para aprofundarmos o tema”, afirmou Rogério.

A proposta continua em desenvolvimento dentro das organizações populares que compõem a ALBA Movimentos Sociais. A ALBA busca promover a participação política dos movimentos sociais brasileiros no BRICS, ressaltando a defesa de uma política anti-imperialista como uma característica forte dos países membros.

A próxima reunião será crucial para discutir como as propostas serão construídas de forma popular e como garantir que as diversas vozes sejam representadas. A ALBA tem mostrado um espaço importante para fortalecer a solidariedade entre os movimentos sociais da América Latina e do Caribe, buscando unir esforços em torno de pautas comuns.

 

Artigo Anterior

Governo sanciona lei repressiva contra celulares em escolas

Próximo Artigo

Organização entra com pedido de prisão para major israelense

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!