Na segunda-feira (5), o navio russo Smolniy da Frota do Báltico da Rússia chegou à Venezuela, como parte de uma “visita de trabalho”. O navio foi recebido por volta das 10h locais no porto internacional de La Guaira, localizado no estado de Vargas, no norte do país.
O Smolny é um dos três navios da Frota Russa do Báltico que realiza uma missão no Oceano Atlântico. No dia 29 de julho, os três navios – o Smolny, a fragata Neustrashimy e o petroleiro Yelnya – completaram a sua visita a Cuba, onde passaram três dias.
Em julho, parte do grupo de ataque naval da Frota do Norte da Rússia, incluindo a fragata Admiral Gorshkov e o navio-tanque de abastecimento Akademik Pashin, chegou ao porto caribenho de La Guaira, como parte de uma viagem de longa distância.
Mas apesar do caráter solene, a visita parece ter objetivos políticos. Ela acontece em meio a campanha golpista contra o presidente Nicolás Maduro. Ao mesmo tempo, tanto Rússia quanto Irã, os grandes inimigos do imperialismo internacionalmente, declararam apoio a Maduro. Ambos os países têm uma aliança militar com os venezuelanos.