Boato – O escritor Érico Verissimo escreveu um texto no qual compara as profissões de médicos e de prostitutas.

Análise

Quem acompanha o Boatos.org sabe que um dos nomes mais citados quando falamos de textos falsos que circulam na internet é o do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo. Só que hoje a coisa foi um pouco mais longe.

Tem circulado na internet um texto com o título (com o perdão do palavrão) “médicos e prostitutas” com supostas comparações entre as profissões. Ao final, há o crédito a Érico Veríssimo. Leia:

Médico: Uma vida de prostituta! por Érico Veríssimo. Você trabalha em horários estranhos, que nem as prostitutas! Pagam para você fazer o cliente feliz, que nem as prostitutas! Seu trabalho sempre vai além do expediente, que nem as prostitutas! Seus amigos se distanciam de você, e você só anda com outros iguais a você, que nem as prostitutas! Quando vai ao encontro do cliente, você tem de estar sempre apresentável, que nem as prostitutas! Mas quando você volta, parece saído do inferno, que nem as prostitutas!

O cliente quer sempre pagar menos e que você faça maravilhas, que nem as prostitutas! Todo dia, ao acordar, você diz: “Não vou passar o resto da vida fazendo isso!”, que nem as prostitutas! Se as coisas dão errado, é sempre culpa sua, que nem as prostitutas! Você sempre acaba fazendo serviços de graça para o chefe, os amigos, etc., que nem as prostitutas! Apesar de tudo isso, você trabalha com prazer, que nem as prostitutas!

Porém, na verdade, médico tem uma vida pior do que prostituta! Prostituta não atende convênio. Prostituta recebe na hora. Prostituta não dá recibo nem nota fiscal. Prostituta não declara seus clientes para o Imposto de Renda. Prostituta não preenche guias e papeladas. Prostituta não precisa ter contador. Prostituta não paga sindicato, associações nem Conselho Regional. Prostituta não segue código de ética. Prostituta não precisa ir a congressos e cursos. Prostituta não precisa revalidar título de especialista. E tem muita prostituta por aí ganhando mais do que médico! … PQP! (Érico Veríssimo).

Checagem

A história circula há muitos anos na internet. E agora temos a honra de dizer que chegou a hora de verificar. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) Quem foi Érico Veríssimo? 2) Érico Veríssimo é o autor do texto sobre médicos e prostitutas? 3) Quem é o autor do texto sobre “médicos e prostitutas”?

Quem foi Érico Veríssimo?

Érico Verissimo (1905-1975) foi um dos mais renomados escritores brasileiros do século XX. Nascido em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, ele é conhecido por sua contribuição à literatura brasileira, especialmente com obras que retratam a vida no sul do Brasil. Verissimo escreveu romances, contos, e ensaios, destacando-se por sua narrativa envolvente e personagens bem desenvolvidos.

Entre suas obras mais famosas estão “O Tempo e o Vento”, uma trilogia que conta a história do Rio Grande do Sul desde o século XVIII, e “Olhai os Lírios do Campo”. Ele também se dedicou à literatura infantil e trabalhou como tradutor, além de ter uma carreira ativa no cenário cultural brasileiro. Sua obra é amplamente reconhecida por explorar temas como a identidade brasileira, as relações humanas e as questões sociais.

Érico Veríssimo é o autor do texto sobre médicos e prostitutas?

Não. Muito provavelmente, a pessoa que queria espalhar o boato estava pensando em seu filho, Luis Fernando Verissimo, quando falou da autoria (no qual o estilo crônicas do cotidiano se encaixaria melhor). O texto nem chega perto do estilo do autor de clássicos como O Tempo e o Vento.

Quem é o autor do texto sobre “médicos e prostitutas”?

É possível que a pessoa que escreveu (como vimos em versões muito antigas) tenha se baseado no livro Olhai Os Lírios do Campo, em que Érico Veríssimo conta a história de um médico idealista. Mesmo assim, reiteramos que nem o livro em questão tem este trecho. Vale apontar, ainda, que o mesmo texto também circula na internet com outras profissões (e sem a autoria). Tem exemplo de profissional de TI, motoboy e outros. Assim como em outros casos, é um texto apócrifo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o texto que compara médicos e prostitutas seja de autoria de Érico Veríssimo. O texto, assim como tantos outros, é fruto da internet e tem uma falsa autoria.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 23/08/2024