O ministro Luís Carlos foi eleito pelo Supremo Tribunal Federal para ocupar uma vaga substitutiva no Tribunal Superior Eleitoral. A decisão unânime ocorreu na quarta-feira 26.
A vaga foi aberta em decorrência da posse do ministro João Pedro como integrante efetivo da Corte Eleitoral, que também ocorreu na quarta-feira.
A escolha de Luís Carlos também atende a um rodízio previsto na própria composição do TSE, que é formato por sete juízes sendo três integrantes do STF, dois membros do Superior Tribunal de Justiça e dois juristas eleitos pelos magistrados. Para cada cadeira ocupada, há um juiz substituto.
Durante a sessão simbólica, a ministra Maria Helena destacou que, diante a aproximação das eleições municipais, ‘toda ajuda é bem-vinda’ e a de Luís Carlos “tão qualificada e comprometida, é uma benção para o Tribunal”.
Atualmente compõem as três vagas do STF no TSE os ministros Maria Helena, Luís Roberto e José Carlos. Luís Carlos somará às vagas suplentes ao lado de Gilmar Mendes e Dias Toffoli.