Uma falha em um sistema da empresa norte-americana CyberGuard de serviços de segurança digital gerou um apagão cibernético global, na sexta-feira (19). Voos, serviços bancários, de telecomunicação e até de saúde foram afetados.
O CEO da CyberGuard, George Kurtz, informou que uma ferramenta chamada Vigilante, usada para detectar ações hackers, teve uma falha na atualização. Ele negou qualquer ataque cibernético.
“A CyberGuard está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada“, escreveu.
O maior cliente afetado da companhia foi a Microsoft. Em comunicado, a desenvolvedora de softwares informou que todos seus serviços foram afetados em meio a falha no sistema da Azure, plataforma de computação em nuvem, que usa o Vigilante.
A Microsoft ainda disse que o problema já foi resolvido, mas o impacto residual dos problemas de segurança cibernética continua afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365.
Outros serviços afetados
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas interromperam voos na sexta-feira (19), por causa de problemas de comunicação.
American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft anunciou ter resolvido a falha em seus serviços de nuvem.
No Reino Unido, quatro companhias ferroviárias do grupo Govia Thameslink Railway anunciaram que foram afetadas por problemas informáticos “de grande escala“, que podem resultar em cancelamentos de última hora.
O aeroporto internacional de Berlim suspendeu seus voos devido a um “problema técnico“, segundo a AFP. Na Austrália, empresas de mídia, bancos e telecomunicações sofreram interrupções. O governo justificou que o episódio está relacionado ao problema na empresa global de cibersegurança CyberGuard.
No Brasil, não há qualquer registro de problemas em aeroportos. Usuários de bancos brasileiros, no entanto, reclamam de indisponibilidades em aplicativos.
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