O ‘colapso digital’ global ocorrido na sexta-feira 19 afetou sistemas utilizados pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro. A informação foi confirmada pela própria Corte em um comunicado.
Segundo a nota, os sistemas judiciais e administrativos foram afetados, mas já estão operando normalmente.
No entanto, os serviços de apoio, especialmente aqueles utilizados pelo público interno, ainda não foram reativados.
O colapso a nível mundial foi causado por uma falha em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a companhia de segurança cibernética CrowdStrike.
No Brasil, clientes de bancos como Bradesco e Next relataram, na manhã de hoje, dificuldades para realizar pagamentos e utilizar os respectivos aplicativos.
Voos ainda não foram cancelados no País por conta da falha cibernética, mas a companhia Azul já disse que eventuais problemas poderão ocorrer ao longo do dia. O tráfego aéreo foi prejudicado em vários continentes após a pane na ferramenta.
Além dos problemas em aeroportos, sinais de telecomunicações também foram afetados na Austrália e no Reino Unido.
A empresa responsável pela aplicação informou ter identificado o problema e que o trabalho para resolver a falha está em andamento. A companhia não forneceu um prazo para normalização dos serviços.