Crianças Xavante morrem por falta de atendimento médico

Na última segunda-feira (12), uma jovem Xavante de 13 anos morreu por complicações de saúde na Terra Indígena Marãiwatsédé, entre os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia, região norte do Mato Grosso. A morte, causada por uma infecção no apêndice, é a quarta de crianças com menos de 14 anos na região em 2025, somando-se a óbitos de jovens adultos e mulheres grávidas no último ano, todos por causas evitáveis. O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) denuncia a falta de atendimento médico adequado, com equipes de saúde insuficientes e veículos precários para transporte de pacientes.

A Terra Indígena Marãiwatsédé abriga 21 aldeias do povo Xavante, que enfrentam aumento de casos de tuberculose, desnutrição infantil e pneumonia. A única caminhonete disponível para transporte está em péssimas condições, com a caçamba e o para-choque amarrados por cordas, incapaz de percorrer longas distâncias até unidades de saúde.

Na última semana, lideranças Xavante se reuniram com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), em Brasília, que prometeu enviar uma equipe para resolver os problemas de gestão. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, porém, está sem coordenação há meses. O CIMI destaca a necessidade de mais profissionais, equipamentos, remédios e veículos adequados, além de saneamento básico e água potável nas aldeias.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, a mortalidade infantil entre índios no Brasil foi de 32,5 por mil nascidos vivos, o dobro da média nacional. A situação em Marãiwatsédé reflete o abandono histórico com a saúde dos Xavante, algo que não mudou com a criação de um Ministério entregue à ongueira Sônia Guajajara, sendo ainda agravado pela falta de infraestrutura básica.

Artigo Anterior

Barroso admite que pediu intervenção estrangeira no Brasil

Próximo Artigo

PM de Jerônimo Rodrigues assassina jovem em Caraíva

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!