Por Altamiro Borges

Pesquisa Atlas divulgada neste domingo (16) pela CNN-Brasil revela que a credibilidade das Forças Armadas despencou desde meados de 2023. Atualmente, 72% dos brasileiros não confiam nas instituições militares – ou seja, sete em cada dez entrevistados dizem não acreditar no Exército, na Marinha e na Força Aérea. Só 24% dizem confiar e 4% disseram não saber. Em abril do ano retrasado, 46% diziam confiar na instituição, e apenas 37% desconfiavam. A queda foi vertiginosa.

Para Andrei Ronan, diretor da Atlas, “o principal, nessa piora recente, é que, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) houve toda uma polarização da imagem das Forças Armadas. Quem era bolsonarista adorava os militares, e os via de forma positiva; e quem era de esquerda passou a ter um certo desprezo pelos militares. Era uma polarização quase metade-metade… Na medida em que os militares ficaram cada vez mais calados, depois que o Lula assumiu o governo, muitos bolsonaristas passaram a desqualificá-los como traidores, dizer que eles não tiveram coragem de se levantar para defender Bolsonaro… Essa imagem mais negativa das Forças está cada vez mais enraizada entre os bolsonaristas, por motivos diferentes dos da esquerda”.

Tentativa de golpe de janeiro de 2023

Outro fator que pesou na queda de credibilidade, conforme aponta reportagem do Estadão, é que “desde janeiro de 2023, a imagem das Forças, especialmente do Exército, vem sofrendo com as investigações sobre a possível tentativa de golpe de Estado liderada por Jair Bolsonaro e auxiliares seus, como o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto”.

Outros episódios menores também arranharam a credibilidade das Forças Armadas. “Um exemplo é o vídeo institucional divulgado pela Marinha do Brasil no começo de dezembro, comparando a vida de privações enfrentada pelos militares com a suposta tranquilidade dos civis. ‘Privilégios? Vem para a Marinha!’, dizia um trecho do spot publicitário. Como mostrou o Estadão, o irmão do chefe do departamento responsável pelo vídeo, que também é da Marinha, recebeu em dólares o equivalente a R$ 216,3 mil líquidos, entre salário, verbas indenizatórias e gratificações”.

De acordo com a pesquisa Atlas, a instituição que goza da maior confiança entre os brasileiros na atualidade é a Polícia Federal, com 53% dizendo confiar no trabalho dela – outros 32% dizem não confiar e 15% dizem não saber. A Polícia Militar vem em seguida com 50% de confiança, seguida do Supremo Tribunal Federal (STF), com 49%. Já as instituições menos confiáveis são o Congresso Nacional, com 82% dizendo não confiar. As igrejas evangélicas só tem a confiança de 18% – 73% dizem não confiar nelas.

Charge: Thyagão

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/02/2025