Covid causa envelhecimento cerebral precoce, similar a esquizofrenia e Alzheimer

Covid acelera envelhecimento do cérebro. Foto: Divulgação

Um estudo brasileiro publicado na revista científica European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience revela que a infecção pelo vírus da Covid-19 pode alterar padrões de proteínas no cérebro, semelhante às mudanças observadas em doenças como esquizofrenia e Alzheimer.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou o proteoma de cérebros de pessoas que morreram por Covid-19. O proteoma é o conjunto de proteínas presentes nas células, representando a expressão dos genes.

A Covid-19 já é conhecida por causar inflamação sistêmica e afetar o cérebro, resultando em sintomas como névoa cerebral e perda de memória, que podem persistir por meses, condição conhecida como Covid longa. O estudo sugere que a infecção pelo SARS-CoV-2 altera a produção de energia nas células cerebrais, especialmente no processamento de glicose, prejudicando o funcionamento das células.

SARS-CoV-2. Foto: Divulgação

Embora o estudo traga insights valiosos sobre os efeitos da Covid-19 no cérebro, ainda há muitas questões a serem respondidas. A possibilidade de reversão das alterações nas proteínas cerebrais e o impacto de tratamentos utilizados durante a infecção são tópicos que exigem investigação adicional.

Desbloqueie o seu potencial
Siga nossa conta no Twitter, clique aqui
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique aqui
Entre em nosso canal no Telegram, clique aqui
Artigo Anterior

Em meio à crise humanitária em Gaza, governador de Minas Gerais adquire armas israelenses no estado

Próximo Artigo

O líder petista lidera aliança de esquerda em convenções eleitorais em São Paulo e São Bernardo do Campo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!