Banco Central da China reforça compromisso com cortes estratégicos de juros e reservas, defendendo política moderada para estimular o crescimento e evitar desperdício de fundos


O banco central da China reiterou seu compromisso de reduzir as taxas de juros e o índice de exigência de reserva para os bancos “em um momento apropriado” para promover o crescimento, enquanto a economia continua enfrentando desafios tanto no âmbito doméstico quanto global.

O Comitê de Política Monetária do Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês) pediu o fortalecimento da intensidade dos ajustes da política monetária do país, tornando-os mais prospectivos, direcionados e eficazes, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira (3) após a reunião trimestral do painel realizada no final de dezembro.

Os membros da reunião reafirmaram a necessidade de implementar uma política monetária “moderadamente frouxa” para sustentar o crescimento.

A economia da China está geralmente estável, segundo o comunicado, embora enfrente desafios como a insuficiência da demanda doméstica e a intensificação dos efeitos adversos devido às mudanças no ambiente externo.

O suporte da política monetária é considerado crucial para a economia da China em 2025, com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prometendo impor tarifas severas sobre os produtos chineses.

O PBOC já havia sinalizado que poderia liberar mais dinheiro para os bancos ao reduzir novamente o índice de reserva obrigatória (RRR) até o final de 2024.

Agora, espera-se que essa medida seja tomada no primeiro trimestre de 2025, mantendo uma ferramenta altamente monitorada disponível para aliviar o impacto negativo de novas tarifas dos EUA.

Enquanto isso, os membros do comitê do PBOC pediram a manutenção de ampla liquidez no sistema financeiro e orientaram as instituições financeiras a intensificarem a concessão de crédito, de acordo com o comunicado.

Com o objetivo de melhorar a eficiência na utilização de recursos, o painel também destacou a importância de reforçar a implementação da política de taxas de juros e prevenir que os fundos sejam ociosos ou usados para arbitragem.

Com informações de Bloomberg*

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/01/2025