Corte estratégico nas taxas promete reacender o crescimento chinês

Banco Central da China reforça compromisso com cortes estratégicos de juros e reservas, defendendo política moderada para estimular o crescimento e evitar desperdício de fundos


O banco central da China reiterou seu compromisso de reduzir as taxas de juros e o índice de exigência de reserva para os bancos “em um momento apropriado” para promover o crescimento, enquanto a economia continua enfrentando desafios tanto no âmbito doméstico quanto global.

O Comitê de Política Monetária do Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês) pediu o fortalecimento da intensidade dos ajustes da política monetária do país, tornando-os mais prospectivos, direcionados e eficazes, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira (3) após a reunião trimestral do painel realizada no final de dezembro.

Os membros da reunião reafirmaram a necessidade de implementar uma política monetária “moderadamente frouxa” para sustentar o crescimento.

A economia da China está geralmente estável, segundo o comunicado, embora enfrente desafios como a insuficiência da demanda doméstica e a intensificação dos efeitos adversos devido às mudanças no ambiente externo.

O suporte da política monetária é considerado crucial para a economia da China em 2025, com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prometendo impor tarifas severas sobre os produtos chineses.

O PBOC já havia sinalizado que poderia liberar mais dinheiro para os bancos ao reduzir novamente o índice de reserva obrigatória (RRR) até o final de 2024.

Agora, espera-se que essa medida seja tomada no primeiro trimestre de 2025, mantendo uma ferramenta altamente monitorada disponível para aliviar o impacto negativo de novas tarifas dos EUA.

Enquanto isso, os membros do comitê do PBOC pediram a manutenção de ampla liquidez no sistema financeiro e orientaram as instituições financeiras a intensificarem a concessão de crédito, de acordo com o comunicado.

Com o objetivo de melhorar a eficiência na utilização de recursos, o painel também destacou a importância de reforçar a implementação da política de taxas de juros e prevenir que os fundos sejam ociosos ou usados para arbitragem.

Com informações de Bloomberg*

Artigo Anterior

Regra do sigilo de 100 anos deve ser modificada       

Próximo Artigo

Mal informado ou polêmico? Musk enfrenta críticas do alto escalão britânico

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!