Um estudo realizado pela organização Palestine Maps constatou que o exército israelense vem expandindo sua ocupação do Corredor Netzarim desde dezembro de 2024, já invadindo os bairros de al-Zaytoun e Tal al-Hawa, e os campos de refugiados de Nuseirat e Bureij de forma que a ocupação da faixa de terra já chega a 40km² de área e 7km de largura.
A expansão é realizada com a total destruição das moradias e infraestrutura palestinas que existiam no local, incluindo áreas agrícolas locais, usina de energia, parque industrial e estação de tratamento de esgoto.
O Corredor Netzarim corresponde a 11% do território de Gaza, à medida que as forças de ocupação prosseguem na destruição dos bens palestinos locais, elas seguem preparando o terreno para que novos assentamentos sionistas sejam erguidos no local, isto é, a ocupação de terras palestinas roubadas.
Mas o corredor acaba sendo um fardo para “Israel” pois se torna um alvo fácil para a resistência. Todos os dias ele é atacado tanto pelo norte, quanto pelo sul por diversas organizações da resistência palestina.