Equipes de emergência carregam corpo após naufrágio de embarcação perto da cidade italiana de Palermo. Foto: Divulgação

Mergulhadores que trabalham nas buscas pelos desaparecidos do naufrágio de um iate de luxo na costa da Sicília, Itália, encontraram quatro corpos dentro da embarcação na quarta-feira (21). Entre as vítimas confirmadas estão o bilionário britânico, Richard Thompson, e sua filha, segundo informações da agência de notícias Reuters e do jornal britânico ‘Daily Telegraph’.

Conhecido como um dos mais ricos homens do Reino Unido, ele estava a bordo do iate Bayesian, um veleiro de luxo, juntamente com sua esposa, filha e amigos. De acordo com a imprensa britânica, o bilionário celebrava uma recente absolvição em um processo no qual sua empresa de softwares, a Autonomy, era acusada de fraude.

Ainda não foram divulgadas as identidades dos outros dois corpos recuperados até o momento. As buscas continuam, já que duas pessoas permanecem desaparecidas. O número de mortos no naufrágio, causado pela passagem de um tornado raro na costa da Sicília, subiu para cinco – um corpo já havia sido encontrado logo após o incidente. Ao todo, 22 pessoas estavam a bordo, mas 15 foram resgatadas com vida.

Os mergulhadores enfrentaram dificuldades para acessar as cabines do iate, que está tombado a 50 metros de profundidade. A entrada estava bloqueada por móveis e outros objetos, o que atrasou a recuperação dos corpos. Para auxiliar na operação, a equipe contou com um veículo subaquático controlado remotamente, capaz de operar a até 300 metros de profundidade.

Mergulhadores com o primeiro corpo resgatado em navio da Guarda Costeira. Foto: Divulgação

As autoridades locais, incluindo a polícia e a Procuradoria, já iniciaram investigações para determinar as causas do naufrágio. O comandante do Bayesian, James Catfield, que sobreviveu ao incidente, foi interrogado por mais de duas horas na terça-feira (20). As investigações preliminares indicam que o casco do iate não apresentou vazamentos e que o mastro principal de alumínio, de 75 metros de altura, estava intacto.

A sobrevivente de um dos passageiros relatou que, devido ao horário, a maioria dos ocupantes estava dormindo nas cabines quando o iate foi atingido pelo tornado. Ela conseguiu escapar com sua filha de um ano após acordar com a água invadindo a embarcação.

O fenômeno de tornados no Mar Mediterrâneo é raro, mas nos últimos dias, tempestades intensas têm causado inundações e deslizamentos de terra em várias regiões da Itália. A forte tempestade que atingiu a Sicília pegou as autoridades de surpresa, apesar de já haver previsão de mau tempo.

As buscas pelos desaparecidos continuam, com a participação de embarcações de resgate e uma equipe de mergulhadores especializados. O Bayesian, fabricado em 2008 e avaliado em mais de R$ 200 milhões, era considerado uma embarcação segura, com capacidade para 22 pessoas, incluindo 12 passageiros e 10 tripulantes.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 21/08/2024