A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados expressa seu repúdio às manifestações de cunho racista e preconceituoso proferidas pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) contra a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), nesta terça-feira, 2 de julho de 2024.

As declarações ofensivas de Zambelli foram feitas em vídeo publicado nas suas redes sociais na data de 01/07 e, posteriormente, por meio de pronunciamento ao vivo transmitido pela TV Câmara, no dia 2/7.

Ao se referir a Benedita da Silva como uma figura histórica, a deputada do PL praticou ato considerado racista e ofensivo.

Essa referência a Benedita, uma mulher negra e ex-empregada doméstica, é ofensiva e perpetua estereótipos negativos e discriminatórios.

A comparação desrespeitosa ignora a trajetória da deputada do PT e sua contribuição significativa para a sociedade brasileira, destacando-se como uma líder política e defensora incansável dos direitos humanos, da igualdade racial e de gênero e da justiça social.

O lamentável ato ocorreu durante a 1ª edição da Reunião de Mulheres Parlamentares do G20, o P20, em Maceió, um evento que reúne parlamentares mulheres de diversos países.

Tais declarações são inaceitáveis e não condizem com a postura e a conduta ética e de respeito que devem nortear a atuação parlamentar.

Manifestamos nossa total solidariedade à deputada Benedita da Silva, líder internacionalmente reconhecida por sua luta em defesa das mulheres e das mulheres negras brasileiras por direitos e dignidade.

Atual coordenadora-geral da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, Benedita da Silva, 82 anos, ex-deputada Constituinte, é um patrimônio da democracia brasileira. Ela deu voz e visibilidade para as mulheres negras, periféricas e trabalhadoras domésticas, sendo responsável por muitas conquistas coletivas para todas as mulheres e a classe trabalhadora em nosso País.

Não admitiremos qualquer tipo de atitude racista ou discriminatória com motivação racial ou de gênero, considerando que esta Casa fez história aprovando leis que transformam essas práticas em crimes.

Exigimos que sejam tomadas as devidas providências visando garantir que atitudes racistas protagonizadas por parlamentares desta Casa não fiquem impunes, e que o ambiente do diálogo plural e democrático construído ao longo da história da Câmara dos Deputados seja preservado.

 

Brasília, 2 de julho de 2024.

 

Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados

 

 

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 02/07/2024