Corpo de Polícia Federal desmonta organização criminosa responsável por furtar ajuda humanitária destinada a pessoas afetadas por inundações no Espírito Santo.

Agentes da Polícia Federal foram às ruas na terça-feira 2 em operação para desarticular um grupo que teria desviado eletrodomésticos, alimentos e outros donativos destinados a vítimas de enchentes que atingiram o sul do Espírito Santo, em março deste ano.

A investigação apontou que 49 geladeiras, 43 fogões, oito cestas básicas e mais de 150 itens de higiene pessoal foram retirados de um depósito na sede da Companha Nacional de Abastecimento (Conab) na cidade capixaba de Cachoeiro do Itapemirim.

Segundo as apurações, um empregado terceirizado da Conab estaria envolvido no esquema. Ele teria retirado os produtos do depósito com ajuda de outras três pessoas em três episódios, nos últimos dias 2, 8 e 16 de junho.

A operação foi batizada de “Black Friday”, em referência à campanha realizada pelo setor do comércio em novembro. A PF informou que os envolvidos “utilizaram veículos que saíam da Conab repletos de mercadorias subtraídas, carregando tudo o que conseguiam, deixando a conta para a sociedade pagar”.

A Conab e a Defesa Civil do Espírito Santo estão colaborando com as investigações, que apuram os crimes de peculato e associação criminosa.

Na operação desta terça, os agentes encontraram alguns dos itens que foram desviados durante operações de busca e apreensão em cinco endereços ligados às pessoas investigadas. Além disso, foram tomadas outras medidas, como bloqueio de valores.

Artigo Anterior

Encontro aborda riscos de ruptura de barragens patrocinado por Vale e Samarco, sem representação de comunidades afetadas

Próximo Artigo

Lula nega ter afirmado ter se formado em medicina pela Universidade de Teófilo Otoni

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!