Corpo de Polícia Federal desarticula organização criminosa ligada ao PCC em São Paulo

Em uma ação coordenada na terça-feira, a Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo e a Corregedoria da Polícia Civil, desmantelou uma rede de policiais suspeitos de colaborar com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

A Justiça autorizou prisões temporárias, buscas e apreensões, bloqueios de contas bancárias e sequestro de bens dos envolvidos, marcando um avanço significativo nas investigações sobre corrupção e crime organizado no estado.

O escândalo veio à tona após o assassinato de Vinícius Gritzbach, delator executado em 8 de novembro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Imagens de câmeras de segurança contribuíram para esclarecer o crime e expuseram uma complexa teia de corrupção que envolve policiais e membros da cúpula do PCC.

Investigações indicam que a organização criminosa se beneficiava da rede de policiais corruptos para obter informações privilegiadas, manipular investigações e receber proteção em troca de subornos. Esse esquema permitiu ao PCC lavar dinheiro de forma extensiva, movimentando mais de R$ 100 milhões desde 2018.

A operação, denominada Tacitus, uma referência ao modo de operação discreto dos envolvidos, resultou na expedição de oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em São Paulo, Bragança Paulista, Igaratá e Ubatuba.

Cerca de 130 agentes foram mobilizados na operação, que visa coletar mais provas e desarticular completamente a rede de corrupção.

Os suspeitos enfrentam acusações de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

A operação Tacitus representa um esforço significativo das autoridades em combater a corrupção dentro das forças de segurança e enfraquecer as operações do crime organizado no Brasil.

Com informações do G1

Artigo Anterior

Zeca Dirceu solicita ao Ministério Público Federal que apure e sancione os culpados pela manipulação do tipo de cambio

Próximo Artigo

Brasileiros em maioria defendem aumento da idade mínima para aposentadoria militar, revela estudo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!