Além do petróleo: Corina prometeu vilarejo da Venezuela para Musk lançar foguetes

Além do petróleo: Corina prometeu vilarejo da Venezuela para Musk lançar foguetes

por Ana Corbisier

Tradução: Marcos Salgado

“Os tais foguetes nós vamos lançá-los de Cabruta”, disse em mensagem pública María Corina Machado — a hoje referência principal da oposição venezuelana — a Elon Musk, durante uma “live”. Seus interlocutores, comediantes venezuelanos, logo festejaram a ocorrência. Talvez tenham entendido que a referência a um pequeno povoado no centro geográfico da Venezuela fosse um acaso discursivo. Mas não. Não parece.

Elon Musk pidió apoyar a María Corina Machado para que "Venezuela tenga la oportunidad de un futuro mejor" | Canal 26

Difícil acreditar em acasos quando se fala de foguetes e de Musk. O magnata vem desenvolvendo desde 2019 uma extensa rede de satélites para conexão de Internet de alta velocidade.

Cabo Canaveral, Alcântara e Kourou.

Além disso, pela mesma razão, nas latitudes baixas é possível colocar objetos mais complexos e pesados no espaço com menos combustível e manobras mais simples de posicionamento.

O problema para Elon Musk é que a linha do Equador não passa pelos Estados Unidos. Cabo Canaveral está a mais de 3 mil quilômetros do paralelo zero. Enquanto na Venezuela, a localidade de Cabruta, mencionada por MCM quando pensa em Elon (ou “Ilon”, como ela o chama, fazendo alarde da pronúncia em inglês) está perto do paralelo 7 norte, a uns 900 quilômetros da linha equatorial.

Musk, mirando o sul

O interesse de Musk (e, em geral das elites dos Estados Unidos) de contar com uma plataforma de lançamento mais eficiente para seu programa espacial não é novo.

Bolsonaro e Musk, em 2019.

Assim, fica claro que a Venezuela é muito mais que a principal reserva de petróleo do mundo. Sua posição estratégica é apetecível também para interesses de cada vez maiores.

Hegemonias

Assim, todos estes interesses multimilionários chocam-se, claro, com estratégias soberanas dos Estados, e necessitam de governos amigos, dispostos a entregar recursos e neste caso posições geoestratégicas em troca de apoio político e econômico.

Marcos Salgado — Jornalista argentino da equipe fundadora de Telesur. Correspondente de HispanTV na Venezuela, editor de Questiondigital.com. Analista associado ao Centro Latino-americano de Análise Estratégica (CLAE, estrategia.la).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/08/2024