Destroços do avião na Coreia do Sul

Uma colisão com pássaros surgiu como possível fator no acidente de avião de domingo na Coreia do Sul, após autoridades revelarem que controladores de tráfego aéreo alertaram sobre riscos de colisão com aves minutos antes do incidente, e um dos membros sobreviventes da tripulação mencionou uma colisão com pássaros após ser resgatado.

Embora a causa exata permaneça sob investigação, o incidente chamou a atenção para o histórico do Aeroporto Internacional de Muan com tais ocorrências, conforme reportado pela Yonhap News. 179 pessoas morreram e duas pessoas foram resgatadas do avião que transportava 181 pessoas que caiu no aeroporto internacional de Muan.

De acordo com a mídia local, um passageiro enviou uma mensagem de texto para um membro da família dizendo que um pássaro “ficou preso na asa” e que o avião não conseguia pousar. “Devo deixar minhas últimas palavras?” escreveu.

O parente declarou que não conseguiu mais contato.

O aeroporto registrou a maior taxa de colisões com pássaros entre os 14 aeroportos regionais da Coreia do Sul, com 10 incidentes relatados entre 2019 e agosto deste ano, de acordo com dados submetidos ao parlamento pela Korea Airports Corporation.

Embora o número absoluto seja pequeno, dificultando a generalização em estatísticas significativas, a taxa de colisões de 0,09% dos voos é significativamente maior do que em outros aeroportos importantes, como Gimpo (0,018%) e Jeju (0,013%).

Especialistas em aviação afirmam que colisões com pássaros podem ser catastróficas. O risco é particularmente alto em Muan devido à sua localização próxima a campos e áreas costeiras.

Incidentes de colisão com pássaros em todo o país têm aumentado constantemente, de 108 em 2019 para 152 no ano passado. Alguns sugerem que esse aumento pode estar ligado às mudanças climáticas, com aves migratórias tornando-se residentes permanentes e ocorrendo alterações tanto no período quanto nas espécies de aves que aparecem nos aeroportos.

Os aeroportos empregam várias medidas, incluindo dispositivos sonoros de dissuasão e sistemas de monitoramento, enquanto alguns agora estão explorando tecnologias de IA e radar para rastrear os movimentos das aves.

 

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Last Update: 29/12/2024