Coreia do Sul enfrenta maré baixa na construção naval com o crescimento chinês

Coreia do Sul perde domínio na construção naval com queda para menos de 20% de participação, enquanto a China expande agressivamente seu mercado


A Coreia do Sul está soando o alarme após novos dados mostrar que a indústria de construção naval está caindo para sua menor participação de mercado desde a crise do mercado em meados da década de 2010. A perda de participação ocorre enquanto a China está se movendo agressivamente para expandir sua capacidade de construção naval e expandir para setores de construção naval de maior valor.

O alarme foi disparado após a Clarksons Research divulgar seus dados mensais e anuais sobre pedidos de construção naval. Reportagens da mídia têm destacado um declínio constante nos pedidos de construção naval da Coreia do Sul e o declínio na participação de mercado.

No entanto, com base nos números anuais da Clarksons, agora parece que a Coreia do Sul terá menos de 20% de participação de mercado em 2024.

Os construtores navais coreanos dominaram o fluxo de pedidos, chegando a 44% em 2018, à medida que a indústria se recuperava de uma crise global. A crise levou muitos construtores navais chineses à falência, enquanto a indústria se consolidou na China State Shipbuilding Corporation e na China Shipbuilding Industry Corporation.

As duas corporações estatais anunciaram recentemente planos para consolidar e simplificar ainda mais sua estrutura corporativa para dar suporte a um maior crescimento.

A Coreia do Sul, que vinha mantendo uma fatia de mercado de 30% e anteriormente superou seus rivais chineses por alguns meses, viu recentemente um declínio constante.

Com 20% do livro de pedidos, seria o ponto mais baixo desde 2016. A Coreia do Sul agora está em 18% dos pedidos, contra 69% da China. Durante a crise da indústria em 2016, a Coreia do Sul caiu para 15,5% do livro de pedidos.

Reportagens da mídia na Coreia do Sul também destacam que esta é a maior lacuna entre a China e a Coreia do Sul.

Em 2024, de acordo com os dados da Clarksons, a Coreia do Sul reservou pouco mais de 1 milhão de toneladas brutas compensadas (CGT).

Isso se compara a quase 4,2 milhões de CGT para os construtores navais chineses.

O deslize ocorre apesar do que os sul-coreanos estão chamando de outro ano forte para pedidos.

Por exemplo, no final de novembro, a HD Hyundai relatou que seu grupo de construção naval estava acima de 152 por cento de sua meta anual de pedidos de US$ 13,5 bilhões.

A Korea Shipbuilding & Offshore Engineering da Hyundai recebeu pedidos de 181 navios este ano avaliados em mais de US$ 20,5 bilhões.

A maioria dos pedidos, no entanto, é para transportadores de gás, seguidos por um número menor de porta-contêineres e apenas alguns petroleiros.

A Coreia do Sul, com foco em navios de alto valor, já abandonou o mercado de graneleiros e outros tipos básicos de navios. Os maiores construtores navais da Coreia do Sul têm um backlog de três anos e disponibilidade limitada para slots de construção.

A estratégia da Coreia do Sul apoiada pelo governo é o recrutamento seletivo de pedidos e o foco no desenvolvimento de transporte de última geração.

A indústria está investindo em navios de combustível alternativo, incluindo o recebimento de alguns dos primeiros pedidos de navios de amônia. Ela também está avançando agressivamente com tecnologia e transporte autônomo.

A China está expandindo sua capacidade de construção naval. Vários dos estaleiros que fecharam há uma década ou mais anunciaram reinícios e reservaram seus primeiros pedidos.

Ao mesmo tempo, a China fez incursões no setor de GNL atraentes, por exemplo, grandes pedidos ligados à expansão da frota da QatarEnergy.

Especialistas apontam para a necessidade da Coreia do Sul dar suporte aos seus estaleiros de médio e pequeno porte e as oportunidades de parcerias. A Hanwha Ocean tem se esforçado para fortalecer os laços com os Estados Unidos, incluindo a Marinha dos EUA.

Ela ganhou suas primeiras atribuições de manutenção da USN e concordou em comprar o Philly Shipyard, aguardando a aprovação final dos EUA.

Artigo Anterior

Pesquisa Datafolha revela resultados positivos, mas também sinaliza risco

Próximo Artigo

Proposta de redução de despesas pode ser aprovada na sessão plenária da Câmara Federal, após intervenção do deputado Lira

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!