O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou um teste de drones de ataque desenvolvidos internamente, informou a mídia estatal KCNA.
Fotos publicadas pela mídia norte-coreana mostraram um drone branco com caudas e asas em formato de X colidindo e destruindo um alvo semelhante ao tanque de batalha principal K-2 da Coreia do Sul.
Kim, que foi fotografado em uma mesa cercado por conselheiros, vem modernizando as forças armadas de seu país e desenvolvendo suas capacidades armamentistas em meio às crescentes tensões com Washington e Seul.
O líder norte-coreano supervisionou o teste em uma visita ao Instituto de Drones da Academia de Ciências de Defesa da Coreia do Norte, disse a KCNA.
Kim disse que as tendências globais em tecnologias militares e combate moderno mostraram a importância dos drones na guerra e que os militares de Pyongyang deveriam ser equipados com eles “o mais cedo possível”.
Ele pediu o desenvolvimento e a produção acelerados de vários sistemas, incluindo drones explosivos para serem usados pela infantaria e unidades de operações especiais, drones de reconhecimento e ataque multiuso, e drones de ataque suicida subaquático, disse a KCNA.
Pyongyang aumentou suas capacidades de guerra tática envolvendo mísseis de curto alcance e artilharia pesada com o objetivo de atingir a Coreia do Sul, após fazer avanços drásticos em seus programas de mísseis balísticos de longo alcance e nuclear, desafiando sanções internacionais.
O teste do drone ocorre no momento em que os militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizam um exercício em larga escala com o objetivo de aprimorar suas capacidades combinadas de defesa contra a ameaça norte-coreana.
Os exercícios continuam até quinta-feira.