O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou, nesta segunda-feira (7), o resultado das eleições para presidente nacional da sigla, realizada no último domingo (6). Ex-prefeito de Araraquara, em São Paulo, Edinho Silva é o novo líder do partido.
Silva pertence à corrente majoritária do PT, Construindo Um Novo Brasil (CNB), e venceu o deputado federal Rui Falcão (SP), da corrente Novo Rumo; Valter Pomar, da Articulação de Esquerda; e Romênio Pereira, do Movimento PT.
Antes, o cargo era ocupado interinamente pelo senador Humberto Costa (PE), que substituiu a então presidente Gleisi Hoffmann. Atualmente, Gleisi é ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula.
Edinho Silva é cientista social e mestre em Engenharia de Produção, além de ter assumido a liderança do PT em outras duas ocasiões: em 2009 e 2013, esta última quando teve mais de 90% dos votos dos filiados.
Coordenador da campanha presidencial de Lula em 2022, Silva também foi prefeito de Araraquara por quatro mandatos e foi ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).
LEIA TAMBÉM: