O Portal Vermelho foi recebido pela coordenação da Festa do Avante no último sábado (6), na sede da Quinta do Atalaia, para uma conversa sobre os desafios de se organizar o principal evento político-cultural de Portugal, o legado dos valores da Revolução de Abril e também qual o papel do encontro para as esquerdas e os comunistas no mundo.

O membro do Comitê Central do Partido Comunista Português (PCP) e do Secretariado, Alexandre Araújo, que hoje exerce também o cargo de coordenador-geral da Festa do Avante, conversou com o membro da Comissão Nacional de Juventude do PCdoB, Tiago Alves, correspondente do Portal Vermelho na Festa.

Ao som da banda Dead Fish ao fundo, que tinha acabado de subir ao Palco 25 de Abril, Alexandre destacou o evento como “a festa do povo português”, no sentido da generosidade e da fraternidade do PCP ao receber há 49 anos os portugueses e também pessoas do mundo todo durante os três dias de evento.

Leia mais: Festa do Avante abre com celebração dos 80 anos da derrota do nazifascismo

A entrevista foi de alto nível entre dois países irmãos que estão juntos enfrentando o avanço da extrema direita e forças conservadoras em seus parlamentos.

“É uma festa com grandes características do que é a nossa cultura e também um espaço para reafirmar os valores da Revolução de Abril, que são muito enraizados em nosso povo. Mesmo gente com mais idade ou com menos idade, e podem até votar na direita, mas os valores de Abril são sempre defendidos por todo o povo português, como os direitos a salários e dignidade humana”, lembra Alexandre, quando questionado sobre a importância da Festa e porque ela está de pé há quase 50 anos, sempre atraindo milhares de pessoas.

Confira a entrevista:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/09/2025