A Diretoria-geral de Navegação da Marinha do Brasil (DGN) convidou a Confederação Nacional dos Trabalhadores Marítimos e Aeronautas (Conttmaf) para uma reunião na última sexta-feira (21), no Centro do Rio de Janeiro, para discutir a conjuntura da Marinha Mercante brasileira.

O presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, apresentou uma visão sobre o histórico de lutas das entidades sindicais em defesa de uma Marinha Mercante genuinamente nacional, com navios brasileiros e empregando marítimos nacionais.

Müller também destacou a participação da Conttmaf na criação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Transpetro, e criticou a redução da frota da empresa de logística e transporte da Petrobras.

“Defendemos que é necessário voltar a haver navios brasileiros dentro do Sistema Petrobras”, disse Müller, lembrando a atuação da Conttmaf em reunião do Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante (CDFMM) para evitar a venda de navios da Petrobras.

Müller ressaltou a relevância da Conttmaf para o País, que reúne seis federações representativas de trabalhadores e representa 750 mil profissionais que movimentam 99% do comércio exterior do Brasil.

“Nos preocupamos com a possibilidade de o Brasil não conseguir manter o seu poder de fazer comércio por seus próprios meios e sustentar a sua logística sem depender de outros países num mundo a cada dia mais conflituoso”, alertou.

Müller também abordou a necessidade de se liberar verbas para modernizar as instalações dos Centros de Instrução e atualizar os currículos das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

Além disso, Müller classificou o setor de transporte marítimo de óleo e gás como uma das maiores preocupações da representação sindical, criticando a utilização de bandeiras de conveniência em águas brasileiras.

O Diretor-geral de Navegação, Sílvio Luís dos Santos, se mostrou interessado pelos temas apresentados e afirmou que o canal de comunicação com as entidades sindicais está aberto ao diálogo.

Participaram da reunião o presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, o Diretor-geral de Navegação, Sílvio Luís dos Santos, e outros dirigentes sindicais e militares.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024