Perfil de Alexandre de Moraes no X desativado: “Essa conta não existe”, diz a mensagem.

A conta oficial no X (ex-Twitter) do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi desativada na manhã desta sexta-feira (21).

Usuários da plataforma perceberam e especulam o que pode ter acontecido. Alguns questionam se o próprio ministro foi o responsável por deletar seu perfil, criado em agosto de 2017. Outros falam sobre a possibilidade de a conta ter sido apagada por ordem do bilionário Elon Musk, dono do X, que vem desafiando o magistrado judicialmente.

A conta de Moraes tinha mais de 1,1 milhão de seguidores. Ele seguia 244 pessoas. Hoje, a página exibe o seguinte aviso para quem tenta acessá-la pelo computador: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)”. Pelo celular, a mensagem que aparece é: “Ocorreu um erro. Tentar novamente”.

Mensagem que aparece ao acessar a conta de Moraes no X pelo celular

Multa milionária

Na quarta-feira (19), Moraes multou o X em R$ 8,1 milhões, por descumprir uma ordem judicial que obrigava a plataforma a fornecer dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

A decisão manteve a penalidade imposta à rede social, que já havia sido notificada a pagar R$ 100 mil por dia de descumprimento. A empresa alegou que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais”, mas o argumento foi rejeitado pelo ministro.

A solicitação de Moraes sobre as informações da conta de Allan dos Santos foi feita no âmbito de um inquérito instaurado em julho do ano passado, que investiga o envolvimento do blogueiro em crimes nas redes sociais, incluindo a disseminação de fake news, ameaças a ministros do STF e financiamento de atos antidemocráticos.

Além de exigir os dados cadastrais, o ministro determinou o bloqueio da conta do youtuber, medida que foi cumprida pela plataforma. No entanto, a empresa não enviou as informações solicitadas, o que levou à aplicação da multa.

Moraes já bloqueou X no Brasil

Em agosto de 2024, o X foi bloqueado no Brasil por ordem de Moraes. O bloqueio ocorreu após o site descumprir o prazo de 24 horas para indicar um representante e atender a determinações judiciais.

Poucos dias antes, a empresa havia anunciado o fechamento de seu escritório no Brasil por divergências com o ministro. Quando o prazo expirou, o X afirmou que não cumpriria a “ordem ilegal”, e Elon Musk comparou Moraes a vilões de Star Wars e Harry Potter.

A plataforma ficou cerca de 40 dias fora do ar no país e só voltou a operar em outubro daquele ano.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/02/2025