Mais da metade dos brasileiros afirma ter reduzido o volume de bebidas alcoólicas consumidas no último ano. A conclusão é da pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste sábado 3.

Ao todo, são 53% os que fazem essa afirmação, de que consumiram menos álcool nos últimos 12 meses. Já aqueles que alegam ter bebido mais somam 12%. Outros 35% não apontam mudança em relação aos anos anteriores.

A pesquisa mostrou, ainda, que os brasileiros se dividem quase igualmente os que consomem álcool e os que não consomem: são 51% no primeiro caso e 49% no segundo. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A faixa etária que lidera a ingestão de bebidas alcoólicas é a mais jovem, de 18 a 34 anos. Nela, 58% dos entrevistados dizem beber. O percentual é de 55% entre os que têm de 35 a 44 anos e 46% na faixa de 45 a 59 anos. Acima de 60 anos, o consumo de álcool cai para 35%.

O consumo entre os jovens menores de idade, de 16 a 17 anos, apareceu na pesquisa em contabilização separada dos dados gerais. Nessa faixa, 27% dizem ingerir álcool”, explica o jornal Folha de S. Paulo, responsável pela divulgação da pesquisa.

No recorte por gênero, o consumo é maior entre os homens (59%) e menor entre as mulheres (42%.)

Segundo o Datafolha, “a percepção do consumo foi, no geral, positiva”, já que 81% dos entrevistados avaliam que consomem bebidas alcoólicas na medida adequada. Só 18% apontam consumo em excesso.

Motivos para não beber

A pesquisa monitorou também a motivação para não beber entre os 49% que indicam não consumir álcool. A principal justificativa (34%) é a preocupação com a saúde. O desagrado com o sabor aparece em seguida, citado por 21%. A terceira motivação mais citada é religiosa, com 13% das menções.

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 8 e 11 de abril, com 1.912 entrevistas com maiores de 18 anos em 113 municípios de todas as regiões do Brasil.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/05/2025