Conservadorismo retrocede em questões como interrupção voluntária de gravidez e união civil entre pessoas do mesmo sexo, aponta estudo

Em meio à crescente polarização partidária e ideológica, nota-se, contudo, um declínio no apoio a pautas conservadoras relacionadas ao aborto e às restrições ao casamento gay.

Os dados estão na edição de 2024 da pesquisa “A Cara da Democracia”, conduzida pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), que contou com 2,5 mil entrevistados de 188 cidades do país, entre o fim de junho e início de julho, segundo divulgado pelo O Globo.

Discordância com PL Antiaborto

O estudo foi realizado em meio à discussão sobre o PL Antiaborto, proposto no mês passado pela bancada conservadora do Congresso, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Conhecido também como “PL do Estupro”, o projeto equipara a pena de aborto ao homicídio simples, inclusive em casos de estupro, representando um retrocesso em relação à lei de 1940, que aprova a prática nessa situação hedionda.

O levantamento revela que a oposição à legalização do aborto caiu de 78% para 72%, enquanto o apoio aumentou de 14% para 17% em relação ao ano passado.

Além disso, a pesquisa divulgada pelo O Globo indica que, embora 70% dos entrevistados sejam contra a legalização do aborto, 40% acreditam que “não deveria haver pena de prisão” para mulheres que interrompem a gravidez.

Outras pautas: Casamento homoafetivo e segurança pública

A adoção de crianças por meio do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo também joga luz ao recuo da população conservadora. Nesse caso, a maioria favorável representa 57%.

No campo da segurança pública, os dados apontam que 65% dos entrevistados apoiam a redução da maioridade penal. Em 2018, o percentual de apoio à medida punitivista era de 81%. Ainda, há um empate técnico sobre as saídas temporárias para presos: 49% são contra e 45% a favor.

O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (IDDC-INCT) é composto por pesquisadores da UFMG, Unicamp, UnB e Uerj. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

O cientista político e coordenador do Manchetômetro, João Feres, participará do programa ‘TVGGN 20H’ nesta terça-feira, onde apresentará novos dados de pesquisas recentes que analisam detalhadamente a opinião pública sobre o governo. Confira pelo link abaixo:

Leia também:

Artigo Anterior

Lula's Impact: Inflação slows down across all income brackets in June

Próximo Artigo

"O mais perigoso inseto da história", afirma Trump sobre projétil em atentado, em conversa revelada

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!