Aplicativos de bancos indisponíveis e risco de cancelamento de voos. Esses são alguns dos possíveis efeitos, no Brasil, do apagão cibernético registrado na madrugada desta sexta-feira.
Uma falha generalizada em sistemas de tecnologia causou problemas técnicos e afetou diversas atividades de comunicação, operações financeiras e transporte pelo mundo. A falha foi causada por um problema em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a empresa de segurança cibernética.
No Brasil, clientes dos bancos Bradesco, Pan, Neon e Next relataram problemas nos aplicativos das instituições. Segundo os relatos, os aplicativos estavam indisponíveis e os usuários não conseguiam fazer pagamentos.
A Federação Brasileira de Bancos se pronunciou sobre o tema, reconhecendo que alguns sistemas bancários foram temporariamente afetados em diferentes escalas. Segundo a instituição, não houve comprometimento relevante na prestação dos serviços.
A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente.
Apesar de ainda não haver registro de atraso em voos, o setor aéreo poderá sofrer com os efeitos do apagão. A companhia Azul informou que seus voos podem sofrer atrasos pontuais.
O ministro de Portos e Aeroportos disse que, até o momento, não houve impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Ele afirmou que a situação está sendo monitorada junto à Agência Nacional de Aviação Civil.