O Conselho Popular do Brics, movimento que reúne entidades da sociedade civil dos 11 países que integram o bloco, concluiu neste sábado (5) sua declaração final, com diversas recomendações a serem entregues aos chefes de estado. Entre elas, estão a criação de mecanismos de taxação dos super-ricos e o fortalecimento das moedas nacionais.

O encontro antecede a cúpula dos líderes do bloco que começa neste domingo (6) no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o Conselho Popular realiza uma reunião presencial com projeção internacional e espaço institucional dentro da programação oficial do Brics. De acordo com Rita Coitinho, representante brasileira no Conselho Popular do Brics, além da taxação de grandes fortunas, outras recomendações foram: a desdolarização da economia mundial, o controle dos paraísos fiscais e a reforma de instituições como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e o Fundo Monetário Internacional.

“Na área de finanças, Só se fala nisso: superar a dependência do dólar, que garante que só um país hoje seja capaz de impor sanções unilaterais contra os outros países e destruir economias inteiras, destruir o futuro da humanidade por conta dos proprios interesses”, afirma.

O documento propõe a ainda que o Brics assuma um papel ativo na construção de uma nova ordem internacional baseada na multipolaridade, na paz entre os povos e na justiça social.

Fonte: EBC

Leia mais em: https://tinyurl.com/y3wdedep

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/07/2025