As provas do Concurso Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”, serão aplicadas neste domingo 18 em 228 cidades brasileiras. Ao todo, mais 2 milhões de candidatos concorrerão a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.
Antes de fazer a prova, porém, o candidato precisa se programar para evitar transtornos e confusões que, na maioria dos casos, resultam em eliminação do processo.
Local da prova e cartão de confirmação
O principal ponto de atenção é o local de prova. Ele já está disponível desde a semana passada para ser consultado pelos candidatos. A indicação é conferir o endereço dias antes da prova. Com ele em mãos, é possível programar o melhor trajeto e o tempo necessário de deslocamento. Os organizadores da prova aconselham que o tempo seja calculado com folga para imprevistos e possível lentidão no trânsito do entorno dos locais de prova.
Para conferir o local, basta acessar o cartão de confirmação do candidato, com o número de inscrição no site da fundação Cesgranrio, responsável pela elaboração das provas. O login deve ser feito com a mesma conta gov.br usada para a inscrição.
Importante frisar que não é obrigatório estar com o cartão de confirmação de inscrição no dia da prova. O governo federal, porém, tem recomendado que os candidatos levem o documento impresso para evitar confusões.
Horário das provas
Além do local, o cartão de confirmação permite que o candidato também confira o horário de aplicação das provas. Elas serão realizadas nos dois turnos, sempre com a referência do horário de Brasília. Não serão tolerados atrasos, que resultam em eliminação.
Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30. Nesse turno, a prova começa a ser aplicada às 9h, terá duração de 2 horas e 30 minutos e será exigido que o candidato fique na sala de aplicação por, pelo menos, 2 horas.
No período da tarde, os portões serão abertos às 13h e fechado às 14h. A prova começa a ser aplicada às 14h30, terá duração total de 3 horas e meia e o candidato, novamente, precisará ficar no local por, pelo menos, 2 horas.
“Planeje o seu tempo e verifique onde você poderá almoçar. Você deverá sair do local de aplicação após terminar a prova do turno da manhã e reingressar ao local para o turno da tarde. Não será permitido permanecer no local de provas durante esse período”, explica o site oficial do concurso.
Documento com foto
Para o dia da prova, o candidato também vai precisar, obrigatoriamente, de um documento de identificação com foto. Ele pode ser físico ou digital. Nos dois casos há observações.
Para documentos físicos, só serão aceitos aqueles que estiverem na lista mencionada nos editais do concurso. Os principais são o RG, passaporte ou carteira nacional de habilitação. Há uma série de carteiras funcionais ou profissionais que são aceitas, segundo o edital que pode ser lido aqui. Os documentos precisam ser originais. Não serão aceitas cópias, ainda que autenticadas.
CPF, certidão de nascimento e outros documentos sem foto não serão aceitos e resultam em impedimento para fazer a prova.
No caso dos documentos digitais, a orientação do governo federal é de que o aplicativo já esteja baixado e o celular esteja carregado. Ele será conferido na entrada da sala de provas.
“O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do seu telefone”, orienta o site oficial do concurso.
Caneta esferográfica preta
Para realizar a prova, o candidato deverá usar apenas caneta esferográfica fabricada em material transparente e com tinta preta. É recomendável que ele tenha mais de uma, evitando falhas no material.
Água e alimentos
São permitidos também o consumo de água e alimentos de rápido consumo, como chocolates ou barras de cereal. A água precisa estar em uma garrafa transparente (sem rótulo) e os lanches devem estar com as embalagens originais lacradas.
Itens proibidos
Relógios, fones de ouvido, calculadoras ou qualquer outro equipamento eletrônico são proibidos no local de prova.
Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais também não podem permanecer na mesa do candidato durante o concurso.
Itens como óculos escuros, bonés, chapéus ou gorros também são vedados. O candidato também não poderá se comunicar com nenhum outro participante do concurso após adentrar os locais de prova.
Qualquer um dos itens citados acima devem ser guardados em um envelope lacrado que será fornecido pelo fiscal de sala antes do início da aplicação da prova. O envelope ficará na parte debaixo da carteira e só poderá ser aberto fora do local de prova.
Um ponto de atenção é o desligamento total de qualquer aparelho eletrônico. Caso ele emita qualquer ruído ou vibração, ainda que esteja no envelope lacrado, o candidato poderá ser eliminado.
Sem anotações
No CNU, os candidatos não poderão fazer anotações das respostas para serem levadas após a prova. O caderno de perguntas também não poderá ser levado pelos candidatos ao término da prova. A previsão é de que uma cópia dele, assim como o gabarito preliminar, sejam disponibilizados nos dias seguintes ao certame.
Segundo o cronograma oficial, os cadernos de provas serão postados no domingo às 20h. O gabarito estará disponível na terça-feira 20. O resultado em definitivo, por sua vez, está previsto para ser revelado no dia 21 de novembro.
Orientações verbais
Por fim, o governo federal orienta ainda que os participantes fiquem atentos para os avisos verbais que serão dados pelo fiscal antes do início das provas. O andamento do tempo de prova também será feito pelo fiscal.
“Ao receber as provas leia atentamente as instruções da capa, porém não abra a prova e aguarde a autorização do fiscal para iniciar as provas”, alertam também os organizadores.