Conselho Nacional de Justiça cria ferramenta de denúncia para combater fake news em eleições

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, anunciou o lançamento de um disque denúncia para que eleitores comuniquem desinformação nas eleições de outubro. O número 1491 estará disponível a partir da próxima quarta-feira e a ligação será gratuita.

O objetivo é acelerar e facilitar o envio e a apuração das denúncias. “Com o 1491, se denunciam mentiras eleitorais e serão adotadas as providências”, afirmou a ministra.

Os relatos recebidos serão analisados pelo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). Se a denúncia for considerada válida, ela será encaminhada à Polícia Federal e ao Ministério Público.

Além do canal 1491, foi anunciado um portal da Polícia Federal que conterá informações de investigações no país, resguardados sigilos necessários.

Dentro do Portal de Dados Abertos haverá informações sobre as investigações eleitorais. Lá, segundo a Polícia Federal, será possível verificar os locais das investigações e quais são os crimes investigados.

“Tudo está lá à disposição, num painel. Já está no ar. Nós colocamos isso à disposição de toda a sociedade brasileira. Nele se inclui os dados sobre as investigações eleitorais”, explicou o diretor-Geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza.

Artigo Anterior

Venezuela lança inquérito contra líderes da oposição acusados de violência política

Próximo Artigo

O Brasil registra um superávit comercial de US$ 7,6 bilhões no mês de julho

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!