O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados vai se reunir nesta terça-feira 9, às 9h, para ouvir os deputados bolsonaristas Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). O trio entrou na mira do colegiado após participarem de um motim, em agosto, que impediu os trabalhos do Legislativo.
Além dos deputados, serão ouvidas pessoas indicadas por eles e pelo relator, o deputado Moses Rodrigues (União-CE). As representações contra os parlamentares foram reunidas e são analisadas em conjunto.
Os parlamentares ocuparam as mesas diretoras da Câmara após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser colocado em prisão domiciliar pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os deputados oposicionistas chegaram a colar faixas e protestaram em silêncio, com esparadrapos sobre a boca, em alusão ao que classificam como “censura” por parte do Judiciário.
O grupo tentou pressionar os presidentes das duas Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), a colocarem em votação um conjunto de propostas que chamam de “pacote da paz”. Entre os itens que compõem a pauta exigida estão o impeachment do ministro, a anistia irrestrita aos golpistas do 8 de Janeiro e o fim do foro privilegiado para congressistas e outras autoridades.
(Com informações da Agência Câmara).