O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira 8 para instaurar o processo que pode resultar na perda definitiva do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES).

Atualmente, o parlamentar está com o mandato suspenso após ofender a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a quem chamou de “amante”. Mesmo já afastado por 90 dias, o processo no Conselho de Ética contra o deputado bolsonarista pode resultar na perda de mandato de forma definitiva.

A denúncia no Conselho de Ética diz que Gilvan da Federal fez “insinuações abertamente ultrajantes, desonrosas e depreciativas”. O Conselho de Ética considerou que o deputado excedeu o “direito constitucional à liberdade de expressão” e ofendeu a “dignidade da Câmara dos Deputados”.

Em sua defesa formal, Gilvan da Federal afirmou que a representação apresentada contra ele é genérica e imprecisa. Ao Conselho de Ética, o parlamentar disse que a confusão com Lindbergh Farias foi iniciada pelo deputado do PT.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/07/2025