Sob tutela da direita e da bancada ruralista, PL da devastação é aprovado aprovado com 267 votos a favor contra 116. Foto: Agência Câmara/Reprodução

Da Página do MST

Com muita indignação, recebemos a notícia de que foi aprovado o PL da Devastação, na madrugada desta quinta-feira (17), com 267 votos a favor contra 116. Essa decisão reafirma, mais uma vez, o caráter arbitrário do Congresso Nacional, de inimigo dos povos e da natureza, alinhado somente aos interesses predadores da burguesia brasileira e do agronegócio extrativista.

O PL 2159 representa um marco de retrocessos e desmontes da legislação ambiental desde a ditadura empresarial-militar de 1964, justamente em um ano onde o Brasil sedia a COP 30. Trata-se de uma lei inconstitucional, já alertada por movimentos populares, povos, comunidades e todas a evidências científicas e de especialistas do campo ambiental.

Os próximos 15 dias serão fundamentais daqui por diante, para que o presidente Lula use o poder de veto à lei, e para a organização popular pressionar o Congresso e os inimigos do povo e da natureza.

Das 32 emendas, 29 foram aprovadas e o resultado foi proclamado às 3h40 da madrugada. Foto: Foto: Lucas Landau – Instituto Socioambiental.

Não podemos nos esquecer da tragédia anunciada que PL da Devastação representará, em respeito e memória à todos que já sofreram as consequências da destruição em nome do lucro dessas empresas, como foi o caso de Brumadinho, Mariana e tantas outros crimes ambientais que afetam diretamente a população.

Seguimos mobilizados nas ruas para impedir que mais crimes como esses que mancham a história do nosso país sejam legalizados. Lula, vete o PL da Devastação!

*Edição Pamela Oliveira

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/07/2025