Com delegadas e delegados eleitos em unidades de saúde de todo o estado, o Sindsaúde Bahia realizou seu 3º Congresso Extraordinário dos Trabalhadores em Saúde. Com o tema “Reformar para Democratizar”, o evento aconteceu na sexta (13) e no sábado (14), no Hotel Portobello, em Ondina (Salvador). Representando a CTB Bahia, o secretário-geral João Silva reafirmou o compromisso da Central com a luta pela valorização dos serviços públicos e dos servidores e servidoras do estado.
“Além de reformar os estatutos, também, debatemos o momento político no Brasil e os desafios da categoria e dos servidores públicos na Bahia. Tivemos uma participação massiva dos trabalhadores, com 208 delegados e o interior, como sempre, se destacando (111 presentes). Aprovamos as propostas levadas pela diretoria e outras dos delegados. Teremos um Sindsaúde mais forte e unido na defesa dos direitos dos servidores e servidoras; no fortalecimento do SUS; contra a precarização dos vínculos; por ambientes seguros e saudáveis no trabalho; contra o assédio moral; por melhores salários e um Planserv que atenda a todos”, destacou Maria Silva, presidenta da entidade.
Figura sempre presente nas ações do Sindsaúde, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) destacou o papel dos profissionais da saúde. “São parte do coletivo que mais trabalha, que dá a vida, literalmente, pela vida dos outros. É uma categoria honrada, respeitada e que precisa de muito mais valorização. Do administrativo ao porteiro, maqueiro, motorista de ambulância, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e tantos outros que compõem a equipe multidisciplinar de saúde. Reforço o compromisso do nosso mandato com a luta pela valorização dos trabalhadores, a garantia de direitos, como o piso salarial da enfermagem, e o fortalecimento dos sindicatos”, afirmou.
Na mesma linha, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) colocou o mandato à disposição. “É muito importante ver a categoria reunida em congresso para construir suas estratégias de luta pela implementação dos seus direitos, como o piso da enfermagem, a realização de concursos e o fortalecimento do SUS”, destacou.
Dirigente do Sindsaúde e vereadora eleita de Salvador, Alcilene Souza, afirmou que seu mandato será mais uma voz em defesa da categoria na Câmara Municipal. “Vamos repercutir as lutas do sindicato e da nossa categoria para ajudar a melhorar os serviços de saúde para o nosso povo e as condições salariais e de trabalho nas unidades de saúde na capital”, frisou.
O coordenador-geral da APLB e dirigente da FESPEBAHIA (Federação das Entidades de Servidores Públicos da Bahia), Rui Oliveira, ressaltou os desafios atuais. “Vivemos um momento difícil com a ascensão da extrema-direita no mundo e no Brasil. Temos que fazer o enfrentamento com unidade e resistência, apontando saídas coletivas. Temos o governo Lula, que busca avançar em pontos importantes, mas que enfrenta um Congresso Nacional conservador, que está votando pautas contra a classe trabalhadora, os servidores públicos e o povo brasileiro. Nossa unidade é fundamental”, defendeu.
Informações: Sindsaúde-BA.