A direção estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, promoveu reunião no dia 21, sexta, na Sede da CTB, localizada no Ed. Moacir Teles, Centro de Goiânia-GO, para convocar o V Congresso da CTB. A reunião cumpriu importante papel começando com a apresentação política do Prof. Railton Nascimento, do advogado trabalhista e professor Geraldo Santana e do Secretário de Serviços Públicos da CTB Nacional, João Paulo Ribeiro, dirigente da CSPB.

No debate que seguiu os dirigentes presentes apontaram a necessidade da CTB empunhar a luta pelo fim da jornada 6×1, pois é a principal bandeira da luta das/os trabalhadoras/es.

A luta por uma jornada de trabalho mais curta é uma reivindicação histórica da classe trabalhada que sempre enfrentou resistência na luta por condições dignas de trabalho. O fim da escala 6×1 é essencial não apenas para aliviar a sobrecarga física que impõe e o desequilíbrio que causa entre vida pessoal e profissional. É evidente que vários problemas de saúde física e mental, como estresse, fadiga crônica e doenças ocupacionais, podem estar ligados à jornada excessiva de trabalho, comprometendo também a qualidade de vida dos/as trabalhadores/as.

A reunião também apontou a importância das entidades filiadas fortalecerem o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania e se envolverem com o calendário de lutas construído de forma unitária.

Outro ponto importante debatido foi a necessidade de construção unitária do 1° de maio em Goiás, levando em conta a necessidade de mobilizar a população em grande manifestação.

Por fim, a reunião deliberou por convocar o V Congresso para o dia 14 de junho de 2025 e constitui uma comissão organizadora com as presidências das entidades filiadas, com a finalidade de mobilizar, definir local e formato do V Congresso.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/03/2025